segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Joaquin Rodrigo


Para acompanhar a beleza das palavras, escritas por Mário Ricca e por Aílton Rocha,a beleza da música de Joaquin Rodrigo.Com ele,entramos no mundo da "fantasia".A "fantasia" do nosso interior,a beleza que os olhos,muitas vezes,não contemplam,mas que o coração vê,com os seus cambiantes de côr e de luz.
A interpretação é de Narciso Yepes,indiscutívelmente um dos "grandes" da guitarra clássica.

2 comentários:

  1. Grande Joaquín Rodrigo! É uma pena que o global de sua música ficou obscurecido devido ao enorme sucesso de apenas uma obra, o Concierto de Aranjuez, o mais belo concerto para guitarra já escrito, seguido de outros como os de Castelnuovo-Tedesco, Villa-Lobos e Ponce.
    Rodrigo, aqui se trata de um cego que enxergava com outros olhos: a visão da sensibilidade. Esta vê no escuro, com certeza. Esse compositor nascido em Sagunto era homem refinado, elegante, de extrema educação e bom trato com as pessoas. Músico de amplos horizontes, artista honestíssimo, pesquisador autêntico do barroco espanhol, excelente pianista, mas curiosamente não sabia tocar guitarra, o que não o impediu de criar as mais belas e elaboradas obras para o instrumento: além dos vários concertos para uma, duas e quatro guitarras, escreveu peças solo de refinada tessitura: Bajando a la Meseta, Entre Olivares, En Tierras de Jerez, Invocación y Danza, a deliciosa suite Un Tiempo Fue Itálica Famosa, e tantas outras. A obra para piano e as inúmereas canções também são muito belas. Surpreendi-me, há alguns anos, com um belíssimo e pouco conhecido poema sinfônico de Rodrigo, que nunca me saiu da cabeça, uma obra transcendental que recomendo a todos que amam a grande música: A la Busca de Más Allá.

    José Turner, bem lembrada a sua homenagem a esse grande músico de Espanha: Viva Joaquín Rodrigo!

    ResponderEliminar
  2. Caro Aílton
    Respondi ao seu amável comentário,mas parece que a resposta desapareceu...rezava mais ou menos assim:

    Prezado Aílton
    Grato pelas suas palavras e pelo seu comentário,demonstrativo do seu profundo conhecimento musical,e do seu interesse pela História da música,e dos músicos.
    É,para mim,motivo de grande satisfação,poder contar com o seu valioso contributo!
    Um forte abraço desde o lado Oriental do Atlântico!

    Pedro Turner

    ResponderEliminar