sexta-feira, 24 de abril de 2009

25 de Abril de 1974

Eduardo Graça,no blogue "Absorto" conta-nos a "sua"história do 25 de Abril.Uma história que devemos lêr.porque é uma visão "por dentro" do golpe militar,mas sem ser a de nenhum dos seus líderes.Reproduzo,seguidamente,um excerto do seu texto:





....Mas não esqueço as marcas gravadas a fogo na minha memória pelo 25 de Abril de 1974 nem as pessoas admiráveis com as quais vivi esse sonho inigualável que foi a reconquista da liberdade. Se a nossa consciência de homens livres tem algum valor, preservemos a capacidade de não nos deixarmos aprisionar pelo esquecimento e pelo medo. Para que nunca se cumpra o receio que Jorge de Sena, um dia, expressou nos seus versos: «Liberdade, liberdade, tem cuidado que te matam.»





No texto,refere-se a situação crítica que se viveu na Av.Ribeira das Naus,em que,talvez,se tenha decidido o resultado final do 25 de Abril.Reproduzo abaixo outro excerto de uma mensagem de António Rafael,versando exactamente essa situação:





....Eu estava, na altura em Santarém, mas não vim para Lisboa.Realço o momento de alta tensão, na Ribeira das Naus, em que o Brigadeiro dá ordem ao Alferes para disparar sobre o Salgueiro Maia e os que o acompanhavam. Esse Alferes tem nome, chama-se Fernando Sottomayor. Recusou-se a disparar e todos os subordinados o acompanharam na sua decisão. Decidiu-se aqui o curso dos acontecimentos do 25 de Abril, que viriam a ser vitoriosos.Levámos 35 anos a encontrar o Fernando Sottomayor. Fizemos agora, 18 de Abril de 2009, um almoço de camaradas da Escola Prática de Santarém, na Mealhada, com a presença do herói daquele dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário