domingo, 28 de junho de 2009

Jean-Jacques Rousseau


"O homem nasce livre, e em toda parte é posto a ferros. Quem se julga o senhor dos outros não deixa de ser tão escravo quanto eles."("Do contrato social" J.J.Rousseau)
Rousseau,nascido a 28 de Junho,foi (é)um mais importantes filósofos de sempre.Com ele estabeleceram-se as bases "programáticas" para uma nova ideologia,defensora dos "condenados da terra" como lhes chamou Frantz Fanon.
"Do contrato social",seguramente a mais fundamental das suas obras,reúne o conjunto de conceitos filosóficos e sociais,mais importantes da linha de pensamento.Publicado em 1762 surpreende pela actualidade,sendo mais uma prova da incapacidade do ser humano em aprender com os seus erros.
"O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer 'isto é meu' e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não pouparia ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado a seus semelhantes: 'Defendei-vos de ouvir esse impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém'"
Quando os dirigentes dos homens forem capazes de entender a veracidade destas palavras,e como elas devem ser adaptadas à realidade actual,então sim,caminharemos a passos largos para um mundo melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário