segunda-feira, 29 de abril de 2013

Muy Nobre, Sempre Leal e Invicta

Um blog é (ou pretende ser) uma expressão da forma de pensar e sentir do seu autor. O Memórias não é excepção. Embora, nestes últimos tempos, pouco visitado e - como tal - com a aparência hirsuta de um jardim (quase) ao abandono, não tem deixado de estar presente, no pensamento do seu autor/antólogo. Autor esse que, de tesoura na mão, pretende - sempre que possível - podar as árvores, tosar os arbustos, cuidar das rosas...naturalmente que este simples jardineiro não conseguirá aproximar-se da beleza dos Jardins de Alhambra e não tem uma caixinha com sementes, como Mestre Samwise. Neste jardim não crescerão mallorns, atapetando o chão de ouro e prata, a não ser na imaginação dos seus leitores...
Mas, por muito pessoal que seja, será sempre influenciado pelo ambiente que o rodeia e transmitirá, também as impressões que esse ambiente infunde no seu autor. 
Muito já se escreveu sobre a bela cidade do Porto. Muitas imagens foram publicadas e muitas mais o serão, sobre esta Muy Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade.



Todos os escritos, eruditos ou simples, todas as imagens - belas ou terríveis - demonstram um aspectos ou contam histórias que expressam o conhecimento ou a imaginação dos seus autores. Todas merecem atenção e seguramente muitas irão passar por aqui. Mas, para começar, apenas pretendo contar "estórias" - façam ou não parte da história - e apresentar imagens que, de alguma forma, chamaram a atenção - pela sua importância, pela sua humildade, por serem imagens "feias" (que as há, muitas, nesta cidade).Mas uma cidade não se faz, apenas, dos seus edifícios, dos seus arquitectos, dos seus políticos e empresários. Faz-se, igualmente, do seu povo, muitas vezes rude a agreste, como as pedras das suas calçadas antigas, testemunhas de histórias terríveis, de desesperos e alegrias, risos e lágrimas, conquistas e derrotas.
No entanto, existe, também, espaço para, de surpresa, encontrarmos, num recanto da cidade, sem vaidade nem ostentação, exemplos de bom gosto.







Classe e bom gosto andam de mãos dadas com boa música:
"Una furtiva lágrima"...







Sem comentários:

Enviar um comentário