quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Outono 2010


O Sol ilumina fracamente a madrugada, por entre nuvens cor de cinza. Da minha varanda espraio os olhos pela rua de sempre, as casas e edifícios de sempre. O pequeno jardim, com dois bancos, onde idosos passam algum tempo, durante o dia e alguns casais jovens namoram, à noite, permanecem imutáveis. Mas, a primeira alvorada do Outono traz consigo uma brisa fresca, que agita suavemente as folhas caídas, espalhando um tapete em tons de vermelho, castanho e ouro, brilhantes com as gotas de orvalho, reflectindo a aurora, criando minúsculos arco-íris que iluminam o dia e aquecem o nosso coração...aquele movimento rápido que apercebemos, mesmo no instante em que saímos da varanda, de retorno ao aconchego, seria uma folha a esvoaçar? Ou um fauno, vislumbrado num breve momento de magia?
De novo, a beleza triste e nostálgica (mas pode a beleza existir sem nostalgia?) de Erik Satie a acompanhar esta mensagem.

sábado, 11 de setembro de 2010

September, 11th

Liberty will prevail !



Em 2009 escrevia o "Memórias e Novidades":

"11 de Setembro é,também,a recordação de um Povo,que não se rendeu à destruição e ao medo,a recordação dos sobreviventes,dos bombeiros,dos polícias,de todos os que se entre ajudaram e se apoiaram aos ombros uns dos outros, companheiros na luta pela salvação.
11 de Setembro é a história do Homem Comum,que,colocado perante a opção última,escolhe não se vergar ao medo e à dor,transfigurando-se no herói anónimo que auxilia o próximo,no momento do perigo iminente.
11 de Setembro é a história da vitória do Homem Comum."

Hoje, 11 de Setembro de 2010, recordamos, em especial, os Bombeiros e os Polícias caídos em 2001, que ofereceram o seu bem mais precioso, a vida, em troca da vida de todos aqueles que salvaram.




343 Bombeiros

72 Polícias

1 K-9







Todos permanecerão vivos na memória individual e colectiva. Todos, de uma forma ou de outra, estão amalgamados com as pedras, os escombros, o asfalto e o vidro. Todos se tornaram parte da cidade.
Ao passar pelo Ground Zero recordem que os vossos pés pisam terra regada com sangue e lágrimas. Lágrimas de desespero e de derrota, mas, também, lágrimas de esperança, de fé inquebrantável e de vitória!!

domingo, 5 de setembro de 2010

Shemá Israel




O Sh'ma Yisrael deverá ser recitado todos os dias ao amanhecer e ao pôr-do-sol.
As palavras, retiradas do Livro de Deuteronómio, capítulo 6, são das mais importantes para os Judeus. O vídeo reproduzido demonstra a recitação do Sh'ma Yisrael, no Kotel, no dia antes do Yom Kippur.


"Sh'ma Yisrael Adonai Elohyanu Adonai Echad."

"Ouve, Israel, Adonai é nosso D'us, Adonai é Um."

Rosh Hashanah 2010



Faltam aproximadamente 3 dias para o Rosh Hashanah, que será celebrado no 29º dia de Elul de 5770 - ao pôr-do sol de 8 de Setembro de 2010 -marcando a chegada do 1º dia de Tishrei de 5771 do Calendário Judaico,início do Novo Ano Judaico.
Não se esqueçam das maçãs e do mel...