terça-feira, 26 de janeiro de 2010

27 de Janeiro de 1945

LIBERDADE !!!!





Em 27 de Janeiro de 1945, as tropas Soviéticas ocupam Auschwitz e Birkenau
libertando os prisioneiros que ainda restavam, pouco mais de 7000.
Dez dias antes, 60000 prisioneiros foram retirados, em marcha forçada, na direcção de Bergen-Belsen a, aproximadamente, 800 km de distância. Apenas 20000 chegaram ao destino. Mais 40000, a juntar ao milhão e meio que já tinham sido assassinados.
A terrível história de Auschwitz, em polaco Oswiecim, prolongou-se por pouco mais de quatro anos. Se alguma vez o inferno, como exemplo de crueldade premeditada, se instalou à superfície da terra, foi ali, nessa pacífica vilazinha rural, da Polónia, nesses quatro anos.




O extermínio em massa, dos Judeus, é conhecido, mas, para muitos deles, morrer nas câmaras de gás, terá sido uma morte “misericordiosa”, se comparada com as múltiplas formas de execução e tortura a que foram sujeitos:





Será possível imaginar o uso dado aos ganchos cravados nos postes?

Terão as pessoas noção de como os nazis eram metódicos no extermínio?




Um só exemplo: devido às cremações serem demasiado rápidas, e os fornos não terem capacidade de cremar, devidamente, os cadáveres, os prisioneiros designados para o efeito tinham que acabar de quebrar os ossos que restassem, com o objectivo de usar a mistura resultante como fertilizante, nos terrenos agrícolas, em redor do campo…



Em meados dos anos 90, escritas em várias línguas, foram colocadas algumas placas, no local, com a seguinte inscrição:

“Para sempre possa este lugar ser um grito de desespero e um aviso para a humanidade, onde os nazis assassinaram um milhão e meio de homens, mulheres e crianças, principalmente judeus, de vários países da Europa. Auschwitz - Birkenau 1940-1945"


1 comentário:


  1. Quando vi a notícia da Boate Kiss em Santa Maria RGS imediatamente lembrei dos campos de concentração alemães... Quando vi a data 27 de janeiro... Oh! my God! --- Não... não!... É muita conincidência para creditar ao acaso e se duvidar da espiritualidade -"Nada acontece por acaso"--- . http://pt.euronews.com/2011/01/26/27-de-janeiro-dia-para-recordar-vitimas-do-holocausto/ - .
    (Maria Ataíde Fieschi)

    ResponderEliminar