LIBERDADE !!!!


Em 27 de Janeiro de 1945, as tropas Soviéticas ocupam Auschwitz e Birkenau
libertando os prisioneiros que ainda restavam, pouco mais de 7000.
Dez dias antes, 60000 prisioneiros foram retirados, em marcha forçada, na direcção de Bergen-Belsen a, aproximadamente, 800 km de distância. Apenas 20000 chegaram ao destino. Mais 40000, a juntar ao milhão e meio que já tinham sido assassinados.
A terrível história de Auschwitz, em polaco Oswiecim, prolongou-se por pouco mais de quatro anos. Se alguma vez o inferno, como exemplo de crueldade premeditada, se instalou à superfície da terra, foi ali, nessa pacífica vilazinha rural, da Polónia, nesses quatro anos.

O extermínio em massa, dos Judeus, é conhecido, mas, para muitos deles, morrer nas câmaras de gás, terá sido uma morte “misericordiosa”, se comparada com as múltiplas formas de execução e tortura a que foram sujeitos:

Será possível imaginar o uso dado aos ganchos cravados nos postes?
Terão as pessoas noção de como os nazis eram metódicos no extermínio?

Um só exemplo: devido às cremações serem demasiado rápidas, e os fornos não terem capacidade de cremar, devidamente, os cadáveres, os prisioneiros designados para o efeito tinham que acabar de quebrar os ossos que restassem, com o objectivo de usar a mistura resultante como fertilizante, nos terrenos agrícolas, em redor do campo…
Em meados dos anos 90, escritas em várias línguas, foram colocadas algumas placas, no local, com a seguinte inscrição:
“Para sempre possa este lugar ser um grito de desespero e um aviso para a humanidade, onde os nazis assassinaram um milhão e meio de homens, mulheres e crianças, principalmente judeus, de vários países da Europa. Auschwitz - Birkenau 1940-1945"