sexta-feira, 29 de maio de 2009

AF2Z


O novo vídeo,apresentado mais abaixo,retrata a estação de rádioamador AF2Z,operando em CW( Código Morse),durante um concurso.Repare-se que o emissor usa apenas 15 watts de potência!

quinta-feira, 28 de maio de 2009

CT2KET


A partir de agora já posso começar a pensar.sériamente,em como conseguir instalar uma estação de rádioamador,dentro das limitações impostas por viver num apartamento de 2º andar.
Isto vai ser "problemático"!!!!

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Shavu'ot

Entre os dias 28,ao entardecer,e 30,deste mês,celebra-se a festa de Shavu'ot,festa das colheitas,mas,principalmente,celebrando a entrega dos Mandamentos,ao povo de Israel,e o juramento mútuo de entrega e fidelidade eterna.Esta festa,celebra-se sete semanas depois da Páscoa,razão porque,também,é conhecida como Pentecostes(que advém do Grego,significando cinquenta,i.e. cinquenta dias depois do Sabbath da Páscoa).O vídeo apresentado é de uma fabulosa interpretação de "Lo Tachmod",por Yechezkel Klang.

domingo, 24 de maio de 2009

A41MO

Escuta da estação A41MO,Samir,de Muscat,Oman,pelas 1900 horas,Tempo Universal.Frequeência:14199.3 kHz.Pode-se apreciar a invulgar potência do sinal,principalmente,atendendo às actuais condições de baixa actividade solar.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Toca do coruja

É neste "espaço"que vou escutando estações de rádio,e tomando conhecimento,muitas vezes em primeira mão,de notícias e informações culturais,sociais,musicais ,e alguns cantos mais recônditos da nossa Terra.Como se pode verificar é um espaço improvisado,mas,com a recente chegada do CAN tudo terá que ser planeado de novo e re-instalado para fazer face a novas exigências do futuro equipamento.Também daqui escrevo os meus "posts" e compartilho ideias e opiniões e,em simultâneo,aprendo com as ideias e opiniões de muitas outras pessoas.Aliás,parece-me que nesta sociedade actual,cada vez mais individualista,egocêntrica,de conceito existencial quase nulo,a blogosfera talvez seja um novo ponto de partida,para as pessoas (re)encontrarem a possibilidade de trocar ideias,sonhos,ambições e memórias,e,assim,contribuirem para uma sociedade renovada,mais solidária(como preconiza Edgar Morin)em que os trabalhadores não tenham que ser,apenas,as peças de engrenagem do carro de luxo que o empresário conduz(ou em que é conduzido)com a arrogância, cada vez mais despudorada,com que se apresenta quotidianamente.Seguramente não por acaso,enquanto o número de trabalhadores desempregados aumenta exponencialmente e as situações de pobreza se acumulam diáriamente,os "empresários" cada vez mais afrontam os outros cidadãos com frases,que pretendem "lapidares",e,afinal,não passam de uma demonstração de sobranceria e menosprezo para com os cidadãos menos afortunados.como se,o simples facto de "ter" poderio económico,os colocasse "acima" e "para além" dos outros seres humanos.Relerem(ou lerem,se ainda não o fizeram)Nietzsche,talvêz os auxiliasse a entender que NÃO são "super-homens".

P.S. Noutra mensagem,explicarei a razão do título:"Toca do coruja".Apenas adianto que está relacionado com uma secção do "Boletim da REP",de 1967 ou 68!

quinta-feira, 21 de maio de 2009

All India Radio



Escrevo esta curta mensagem escutando,em fundo,canções tradicionais da Índia.Quem quiser seguir a emissão,sintonize 11585 kHz,a partir das 1330 hora de Lisboa.É uma emissão em língua Sindhi,e,seguramente,a maior parte de nós,não perceberá "uma palavra" do que dizem,mas,a beleza e exotismo são suficientes para nos encantar e nos fazer sonhar com locais distantes e maravilhas ocultas!Ao escutar os sons,eventualmente estranhos aos nossos ouvidos,não posso deixar de recordar os quase 2 meses em que calcorreei esse fascinante e grandioso País,de povo terrívelmente pobre e história prodigiosamente rica que é "Bharat",a Índia.Mas essa "estória" fica para outra ocasião!!

sábado, 16 de maio de 2009

H1N1


Retirado da TSF Online:
" H1N1

OMS investiga hipótese de vírus ter sido desenvolvido para testar nova vacina13 MAI 09 às 06:30 A Organização Mundial de Saúde (OMS) está a investigar a tese de um investigador australiano de que o vírus da gripe A (H1N1) pode ter sido desenvolvido como erro humano para testar uma nova vacina, noticiou a agência Bloomberg.
Adrian Gibbs, de 75 anos, que colaborou nas pesquisas que conduziram ao antiviral Tamiflu, admitiu, em entrevista à Bloomberg, que pretende publicar hoje um relatório assinalando que a nova estirpe de vírus gripal pode ter sido, acidentalmente, resultado de um erro humano.
O H1N1 poderá ter surgido devido a experiências científicas com o intuito de desenvolver vírus que possam ser utilizados por laboratórios farmacêuticos na produção de vacinas.

Gibbs refere que chegou a esta conclusão ao traçar as origens do H1N1 através da análise do seu modelo genético.

A OMS recebeu, no fim-de-semana, o relatório com as conclusões do investigador e está analisá-lo, segundo o director-geral adjunto da organização, Keiji Fukuda, adianta o portal da Bloomberg.

Contudo, os Centros para a Prevenção e Controlo das Doenças dos Estados Unidos, que já receberam igualmente o relatório por intermédio da OMS, consideram que há falta de evidências que sustentem a tese de Adrian Gibbs.

O investigador australiano foi um dos primeiros cientistas a analisarem o "mapa" genético do vírus H1N1, que foi identificado há três semanas no México, epicentro da epidemia da gripe A.

Para o "número dois" da OMS, um vírus que resulte de experiências laboratoriais ou de testes de vacinas pode indiciar a necessidade de maior segurança.

Segundo o mais recente balanço da OMS, a gripe A já infectou 5.251 pessoas em 30 países, causando a morte de 61.

gripe A gripe suína H1N1 Internacional OMS Saúde "
Sem comentários

Notícias d'Aldeia





Retirado do blog "Notícias d'Aldeia" de 13 de Maio de 2009 :


" 13 de Maio de 2009


Não se esqueça de ir votar


O politicamente correcto dos nossos tempos, adultera, esconde, e mistifica a verdade. Traveste meros ladrões em honestos cidadãos, corruptos em gajos sérios, criminosos violentos em socialmente marginalizados, e crimes contra a humanidade, em “acidentes”.
As pressões sobre magistrados, depois de provadas, continuam alegadas. O caso Freeport, não existe, apesar das evidências, provas documentais e confissões. O terrorismo urbano perpetrado por criminosos profissionais que declaram não valer a pena trabalhar por 500 € mensais, é rotulado de actos de revolta não se sabe bem contra quê ou quem. A produção laboratorial de pragas cujo combate alavanca negócios à escala mundial, são meros acidentes.
Há muito que o país deixou de ser um Estado de Direito, e o mundo nunca o foi. A lei, é cada vez mais a dos “Chico espertos”, feita à medida de meia dúzia de perigosos indigentes que se alcandoraram aos poderes político e económico, subvertem as mais elementares regras da vida e ajavardam as sociedades, com o fim único de se apoderarem do cidadão comum. É para manter este status quo que é necessário votar.


Publicada por noticiasdaaldeia em 9:15 AM


Em Estarreja é sempre carnaval

Etiquetas: Cantinho de Burkina Faso "

terça-feira, 12 de maio de 2009

Radio Mali


A Rádio Nacional do Mali,escuta-se razoávelmente bem,depois das 1530 horas e até às 1700 horas,pela frequência de 7285 kHz,em Francês e também em Árabe.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Atlantis lift off

Foto : NASA/Fletcher Hildreth

Under a dry, hot, cloud-washed Florida sky, space shuttle Atlantis roars off Launch Pad 39A at NASA's Kennedy Space Center in Florida with its crew of seven for a rendezvous with NASA's Hubble Space Telescope. The launch was on time at 2:01 p.m. EDT. Atlantis' 11-day flight will include five spacewalks to refurbish and upgrade the telescope with state-of-the-art science instruments that will expand Hubble's capabilities and extend its operational lifespan through at least 2014. The payload includes the Wide Field Camera 3, fine guidance sensor and the Cosmic Origins Spectrograph.

Atlantis


Hoje,pelas 18.01,hora de Lisboa,será lançado,se não aparecer nemhum imprevisto,o Atlantis,para a sua missão de reparação do telescópio espacial Hubble.A imagem,de 2005,apresenta uma vista da Plataforma de lançamento 39A,de onde será lançado o Atlantis.Quem desejar seguir as communicações habituais em HF dos navios de recolha dos impulsores,assim como dos aviões de pesquisa e reconhecimento naval,pode iniciar a escuta em 10780 kHz,Banda Lateral Superior(USB),onde geralmente começam as chamadas via rádio.Convém recordar que é preciso paciência pois as transmissões são,geralmente,curtas e espaçadas.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

International Space Station Radio Amateur



Também na ISS os rádioamadores estão presentes.O vídeo apresentado abaixo retrata um QSO do Astronauta Brasileiro PY0AEB, Marcos Pontes,a bordo da Estação Espacial Internacional,em 2006.

Spitzer space telescope

Foto : NASA / JPL

O telescópio de infra-vermelhos Spitzer,está terminando sua missão,de quase seis anos.Muitas descobertas por ele proporcionadas,ainda estão em fase de estudo.Por intermédio das suas descobertas,e da respectiva interpretação,foi possível chegar ao resultado da mensagem anterior.

New World

Foto : NASA/JPL-Caltech



New World


This artist's conception shows a hypothetical young planet around a cool star. A soupy mix of potentially life-forming chemicals can be seen pooling around the base of the jagged rocks. Observations from NASA's Spitzer Space Telescope hint that planets around cool stars -- the so-called M-dwarfs and brown dwarfs that are widespread throughout our galaxy -- might possess a different mix of life-forming, or prebiotic, chemicals than our young Earth.
Life on our planet is thought to have arisen out of a pond-scum-like mix of chemicals. Some of these chemicals are thought to have come from a planet-forming disk of gas and dust that swirled around our young sun. Meteorites carrying the chemicals might have crash-landed on Earth.
Astronomers don't know if these same life-generating processes are taking place around stars that are cooler than our sun, but the Spitzer observations show their disk chemistry is different. Spitzer detected a prebiotic molecule, called hydrogen cyanide, in the disks around yellow stars like our sun, but found none around cooler, less massive, reddish stars. Hydrogen cyanide is a carbon-containing, or organic compound. Five hydrogen cyanide molecules can join up to make adenine -- a chemical element of the DNA molecule found in all living organisms on Earth.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Comunicações de emergência

Foto: ANPC

A ANPC-Autoridade Nacional de Protecção Civil,reconhece e incentiva o papel dos Radioamdores em eventuais situações de emergência,local,regional ou nacional,enquadrando-os nos sistemas de comunicações de emergência.O vídeo que apresento abaixo reproduz uma reportagem da CNN exactamente sobre o papel dos radioamadores em situações reais de catástrofe.Existe a tendência para pensar que,com a s novas tecnologias,o papel dos radioamadores seria diminuido,mas,como se tém provado,o seu papel continua a ser muito importante,fazendo juz,aliáz,ao conceito geralmente aceite de HAM : Help All Men.

Atlantis



Missão STS-125 :

Os astronautas integrantes da missão STS-125,já se encontram no período habitual de quarentena e treinos finais,no Jonhson Space Center,em Houston.Quem desejar,poderá seguir as impressões do "Mission specialist" Mike Massimino,no endereço http://twitter.com/Astro_Mike

( Informação recolhida da "NASA news service")

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Rádioamador



Depois de efectuado o respectivo exame,o universo dos Rádioamadores Portugueses,conta com mais um membro,aprovado para classe B 1.Resta esperar pela chegada do indicativo de chamada.Enquanto isso,vou imaginando/planeando como poderá ser a instalação dos equipamentos e antenas ( !!!! ).

Inácio Steinhardt

No dia 30 de Abril,junto com minha esposa,tive a oportunidade de conversar,durante algum (pouco) tempo,com Inácio Steinhardt,tendo como pano de fundo a bela cidade do Porto.A conversa versou os contactos entre as duas famílias,na Lisboa dos anos 50/60,mas foi o mote,para as memórias do Sr.Steinhardt se desenrolarem numa descrição viva das características sociais e culturais daquela época.Também,muitas vezes,aflorou à superfície o seu vasto conhecimento da história social dos Judeus,em terras Lusas.Serviu,ainda,para conhecer-mos a bondade do seu coração e a profunda humanidade do seu intelecto.Foi uma pena o tempo disponível ser tão curto e passar tão depressa,mas,o privilégio desse contacto permanecerá.Possa o futuro potenciar um novo encontro,algum dia!!

Atlantis



O Atlantis já se encontra em contagem decrescente para o lançamento da missão STS-125,com data prevista para 11/05/2009,às 02.01 PM EDT,isto é 19.01,hora de Portugal.

Europa

Foto : NASA/JPL/University of Arizona

Europa


"Jupiter's moon Europa has a crust made up of blocks, which are thought to have broken apart and 'rafted' into new positions, as shown in the image on the left. These features are the best geologic evidence to date that Europa may have had a subsurface ocean at some time in its past.
Combined with the geologic data, the presence of a magnetic field leads scientists to believe an ocean is most likely present at Europa today. In this false color image, reddish-brown areas represent non-ice material resulting from geologic activity. White areas are rays of material ejected during the formation of the Pwyll impact crater. Icy plains are shown in blue tones to distinguish possibly coarse-grained ice (dark blue) from fine-grained ice (light blue). Long, dark lines are ridges and fractures in the crust, some of which are more than 1,850 miles long. These images were obtained by NASA's Galileo spacecraft during Sept. 7, 1996, Dec. 1996 and Feb. 1997 at a distance of 417,489 miles."

Credit : NASA Newsletters