quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Hannukah


Ao longo dos séculos, não só os Romanos, ocuparam a Palestina.Pelo segundo século AC,os ocupantes eram os Gregos, do império Seleucida,e contra eles se levantou Judas Macabeu, que liderou uma revolta, culminando na recuperação da cidade de Jerusalém.
Uma das mais importantes e urgentes tarefas,era a rededicação - a reconsagração - do Templo. Um dos passos necessários consistia em reacender a lâmpada de óleo consagrado, a "chama eterna", sempre acesa, consoante a ordem Divina,contada no Livro do Levítico:"O fogo arderá continuamente sobre o altar; näo se apagará."( 6:13),mas o óleo sagrado que restava apenas chegaria para um dia.No entanto,apesar desse facto,a lâmpada foi acesa.
Esta a razão da festa do Hannukah, pois o pouco óleo ardeu oito dias consecutivos, permitindo que novo óleo fosse preparado e consagrado.
Assim, ao longo dos séculos, na festa das luzes,se usa um candelabro com nove braços, chamado Menorah,no qual se acende uma vela por cada um dos oito dias, velas que são acesas por uma nona vela,que serve, apenas, para esse efeito.
Neste ano de 2009, o Hannukah, inicia-se em 12 de Dezembro e prolonga-se até ao dia 19.
Convidando para a festa das luzes, escutemos uma tradicional e alegre canção, de origem Sephardi,referente ao Hannukah, cantada por Avraham Perrera, numa língua quase esquecida: o Ladino.

Sem comentários:

Enviar um comentário