O Simbolismo do Espelho
"(...)No plano hermético,o homem e o universo estão na posição dos espelhos,o microcosmo reflete o macrocosmo,e vice-versa.Isso nos faz lembrar da famosa Tábua Esmeraldina,que diz que:"O que está encima é como o que está embaixo".Consequentemente,estudando o homem,descobre-se também as leis que regem o macrocosmo,e vice-versa.Isso também foi plenamente compreendido pelos Rosacruzes do passado que recomendavam que se estudasse o "Liber M",o grande Livro do Mundo,já que o Todo está em todas as coisas e todas as coisas estão no Todo.
No Islamismo,um famoso "hadith"(lendas e histórias sobre a vida de Maomé)nos diz que o crente é o espelho do crente.É isso que chamamos de efeito espelho,em outras palavras,o outro nos reflete,dependendo da natureza de nossos pensamentos,dos aspectos positivos ou negativos de nossa personalidade.Quanto mais a face da alma for polida pela espiritualidade,tanto mais o espelho será capaz de refletir o que o rodeia e até os pensamentos mais ocultos dos outros.Assim,o homem reflete a beleza ou a feiúra segundo a orientação do seu espelho interior.(...)"
O Simbolismo do Espelho,é um de vários textos importantes escritos por Marcelo Moreira no "Amphitheatrum Sapientiae Aeternae",de que cito apenas dois parágrafos.Aconselho que leiam todo o texto.A sapiência É eterna,mas tém que ser procurada.Não importa se somos Cristãos,Islâmicos,Judeus...o importante é que procuremos a verdade,que está subjacente às "variantes alquímicas" de todas elas...
quarta-feira, 29 de julho de 2009
Fraternitas Rosae-Crucis
As "sociedades secretas",as "associações místicas",as "ordens ocultas",pululam por todos os lados.Encontram-se(quase)em cada esquina.Poucos seguem o "caminho estreito" da busca da verdade.É um caminho difícil,pejado de obstáculos,com poucos avanços e muitos retrocessos...mas estamos no tempo de "dar a conhecer",de transmitir novas(muito antigas)ideias,de estabelecer novos conceitos sociais e filosóficos,de procurar a verdade.
Cabe ao neófito,ao estudante,analisar e tirar conclusões do que vê e do que aprende.
O "Rosacruzes.blogspot.com" é um importante ponto de encontro para aqueles que se interessam pelo mundo "do outro lado do espelho"...Olhem,e vejam...a divulgação da verdade já começou com Akhenaton(há quanto tempo)...
Alquimia
The Hoyt Team!Dick e Rick Hoyt podem ser considerados o mais evidente exemplo da grande investigação alquímica:a transmutação dos metais!
Corpo de ferro e coração de ouro.A transmutação levada até à sua conclusão.O coração de ouro,domina,controla,incentiva e leva-nos a conseguir o "impossível" atravéz do
cadinho do mestre alquimista,que usa o fogo do Amor para a transmutação.
Aish HaTorah
O Rabbi Noah Weinberg,de abençoada memória,foi o impulsionador do colégio Aish HaTorah,dos mais importantes centros de estudo e ensino do Judaismo,assim como dos grandes incentivadores ao "regresso "dos Judeus à Terra Prometida.O site Aish.com é uma das facetas da organização que se desmultiplica em várias áreas da cultura,da história,da religião e do ensino.Para mim é uma grande honra contar com o site Aish.com nos meus "sites amigos".
Creio que todos os que quiserem dispender algum tempo conhecendo o Aish.com,ficarão muito
mais conhecedores da realidade e do quotidiano de Israel.
sexta-feira, 24 de julho de 2009
Apollo XI
segunda-feira, 20 de julho de 2009
domingo, 19 de julho de 2009
O útil "BLOG completamente inútil"
sexta-feira, 17 de julho de 2009
A música de Júpiter
Interacções complexas de partículas electromagnéticamente carregadas do vento solar,magnetoesfera planetária,etc,captadas pela Voyager,ao passar por Júpiter, criam "vibrações"passíveis de ser escutadas ou "traduzidas" em audiofrequências.A "música" resultante é,no mínimo,estranha.Os ventos,em Júpiter,á superfície,são aproximadamente,1000 metros por segundo mais rápidos do que no interior,e o seu campo magnético 4000 vezes mais forte do que o da Terra.Junto com outras razões,o campo magnético "oscila",provocando forte efeito nas partículas electricamente carregadas.Este "plasma" é acelerado,para além da magnetoesfera,a velocidades de dezenas de milhares de km/s.Estas vibrações são a origem de alguns dos sons escutados.
Música das Esferas
Platão,no "Timeu",descreve um conjunto de conceitos,associando música e matemática,baseando-se em trabalhos de Pitágoras.Mais tarde,Kepler,também associou a música ao estudo das relações celestes.Dizia Kepler:"Os movimentos dos céus mais não são que uma eterna polifonia".
Essa "música das esferas" de Platão,pode,e deve,ser estudada e interpretada nas suas "polifónicas"vertentes:científicas e filosóficas.O vídeo apresentado abaixo,sem a majestade de
R.Strauss,mas com a veracidade da tecnologia aplicada,representa uma das vertentes possíveis da ciência.Podemos pegar nos nossos instrumentos,nos nossos telescópios,e radiotelescópios,e fotopolarímetros,e mil outros dispositivos para analisar os dados recolhidos...mas,apenas,com o nosso coração,a nossa emoção e a nossa inteligência poderemos aprofundar o significado real da "música das esferas",e,finalmente,entender,que,para compreender o Universo,temos,primeiro que nos compreender a nós próprios.As "esferas"do nosso íntimo são tão "reais" como as "esferas" que regem as relações astronómicas.
Apollo XI
A 16 de Julho de 1969 iniciava-se a missão da Apollo XI.Culminar de um projecto patrocinado fundamentalmente por razões geopolíticas,mas,com um impacto ao nível científico,tecnológico e até social e filosófico,que talvez muito poucos conseguissem imaginar,nessa época.Ainda me recordo de acompanhar o mais possível os 8 dias da missão Apollo XI,e do papel preponderante de Eurico da Fonseca(tão injustamente esquecido)na informação e acompanhamento do que se passava.Claro que,na altura,apenas a vertente tecnológica(quase ficção científica!)chamava a atenção,mas,com o passar do tempo,apercebemo-nos da importância extraordinária da missão para o desenvolvimento da investigação espacial.
quarta-feira, 15 de julho de 2009
14 Juillet 1789
segunda-feira, 13 de julho de 2009
STS-127 No Go !
Endeavour's Launch "No Go" Due to WeatherMon, 13 Jul 2009 12:03:28 AM UTC+0100
Officials at NASA's Kennedy Space Center in Florida have called off today's liftoff of space shuttle Endeavour due to inclement weather. Cumulus clouds and lightning violated rules for launching Endeavour because of weather near the Shuttle Landing Facility. The runway would be needed in the unlikely event that Endeavour would have to make an emergency landing back at Kennedy. Endeavour's next launch attempt is 6:51 p.m. EDT Monday. NASA TV coverage will begin at 1:30 p.m.
Officials at NASA's Kennedy Space Center in Florida have called off today's liftoff of space shuttle Endeavour due to inclement weather. Cumulus clouds and lightning violated rules for launching Endeavour because of weather near the Shuttle Landing Facility. The runway would be needed in the unlikely event that Endeavour would have to make an emergency landing back at Kennedy. Endeavour's next launch attempt is 6:51 p.m. EDT Monday. NASA TV coverage will begin at 1:30 p.m.
domingo, 12 de julho de 2009
Pablo Neruda
"... ... Do que deixei escrito nestas páginas se desprenderão sempre - como nos arvoredos de outono e como no tempo das vinhas – as folhas amarelas que vão morrer e as uvas que reviverão no vinho sagrado.Minha vida é uma vida feita de todas as vidas: as vidas do poeta." Pablo Neruda in "Confesso que vivi"
A 12 de Julho nasceu um dos grandes poetas do Séc.XX : Pablo Neruda,Cidadão Chileno e
Cidadão do Mundo.Que esteve longe,e regressou,que nunca abjurou da sua Pátria,nem das suas convicções.Que,com a sua escrita,dura,selvagem,sonhadora e cheia de ternura,descreveu a America Latina,em páginas cruas,melancólicas,lutadoras,sempre belas.
Pablo Neruda,que,embora já doente,"morreu de tristeza"em 23 de Setembro de 1973,poucos dias depois do golpe militar,mas,sempre,embora desiludido,se recusou a perder a esperança:
" ... Tudo luta por mudanças, menos os velhos sistemas... A vida dos velhos sistemas nasceu de imensas teias de aranha medievais... Teias de aranha mais duras do que os ferros das máquinas... No entanto, há gente que acredita numa mudança, que tem posto em prática a mudança, que tem feito triunfar a mudança, que tem feito florescer a mudança... Caramba!... A primavera é inexorável!"P.Neruda,ob.citada
Do "Canto Geral"
Hino e regresso (1939)
Pátria, minha pátria, volto a ti o sangue.
Mas te peço, como à mãe o menino
cheio de pranto.
Acolhe
esta guitarra cega
e este rosto perdido.
Saí para encontrar-te filhos pela terra,
saí para cuidar caídos com o teu nome de neve,
saí pata fazer uma casa com a tua madeira pura,
saí para levar tua estrela aos heróis feridos.
Agora quero dormir em tua substância.
Dá-me tua clara noite de penetrantes cordas,
tua noite de navio, tua estatura estrelada.
Pátria minha: quero mudar de sombra.
Pátria minha: quero trocar de rosa.
Quero pôr meu braço em tua cintura exígua
e sentar-me em tuas pedras pelo mar calcinadas,
a deter o trigo e espiá-lo por dentro.
Vou eleger a flora delgada do nitrato,
vou fiar o estame glacial do sino,
e espiando tua ilustre e solitária espuma
um ramo litoral tecerei para tua beleza.
Pátria, minha pátria
toda rodeada de água combatente
e neve combatida,
em ti se junta a águia ao enxofre
e em tua antártica mão de arminho e de safira
uma gota de pura luz humana
brilha acendendo o inimigo céu.
Guarda tua luz, ó pátria!, mantém
tua dura espiga de esperança em meio
ao cego ar temível.
Em tua remota terra caiu toda esta luz difícil,
este destino dos homens
que te faz defender uma flor misteriosa
só, na imensidade da América adormecida.
A 12 de Julho nasceu um dos grandes poetas do Séc.XX : Pablo Neruda,Cidadão Chileno e
Cidadão do Mundo.Que esteve longe,e regressou,que nunca abjurou da sua Pátria,nem das suas convicções.Que,com a sua escrita,dura,selvagem,sonhadora e cheia de ternura,descreveu a America Latina,em páginas cruas,melancólicas,lutadoras,sempre belas.
Pablo Neruda,que,embora já doente,"morreu de tristeza"em 23 de Setembro de 1973,poucos dias depois do golpe militar,mas,sempre,embora desiludido,se recusou a perder a esperança:
" ... Tudo luta por mudanças, menos os velhos sistemas... A vida dos velhos sistemas nasceu de imensas teias de aranha medievais... Teias de aranha mais duras do que os ferros das máquinas... No entanto, há gente que acredita numa mudança, que tem posto em prática a mudança, que tem feito triunfar a mudança, que tem feito florescer a mudança... Caramba!... A primavera é inexorável!"P.Neruda,ob.citada
Do "Canto Geral"
Hino e regresso (1939)
Pátria, minha pátria, volto a ti o sangue.
Mas te peço, como à mãe o menino
cheio de pranto.
Acolhe
esta guitarra cega
e este rosto perdido.
Saí para encontrar-te filhos pela terra,
saí para cuidar caídos com o teu nome de neve,
saí pata fazer uma casa com a tua madeira pura,
saí para levar tua estrela aos heróis feridos.
Agora quero dormir em tua substância.
Dá-me tua clara noite de penetrantes cordas,
tua noite de navio, tua estatura estrelada.
Pátria minha: quero mudar de sombra.
Pátria minha: quero trocar de rosa.
Quero pôr meu braço em tua cintura exígua
e sentar-me em tuas pedras pelo mar calcinadas,
a deter o trigo e espiá-lo por dentro.
Vou eleger a flora delgada do nitrato,
vou fiar o estame glacial do sino,
e espiando tua ilustre e solitária espuma
um ramo litoral tecerei para tua beleza.
Pátria, minha pátria
toda rodeada de água combatente
e neve combatida,
em ti se junta a águia ao enxofre
e em tua antártica mão de arminho e de safira
uma gota de pura luz humana
brilha acendendo o inimigo céu.
Guarda tua luz, ó pátria!, mantém
tua dura espiga de esperança em meio
ao cego ar temível.
Em tua remota terra caiu toda esta luz difícil,
este destino dos homens
que te faz defender uma flor misteriosa
só, na imensidade da América adormecida.
Endeavour STS-127
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Nikola Tesla
Colorado Springs 1900
Nikola Tesla.nascido a 10 de Julho,para além de ver o seu nome designando a unidade de medida da densidade do fluxo magnético,foi uma das figuras mais marcantes da investigação e desenvolvimento das correntes eléctricas e campos magnéticos.A ele se deve a descoberta do campo magnético rotativo ou a utilização da energia em corrente alterna,por exemplo,para não falar de outra ideias que não chegaram a ser desenvolvidas.Ainda menos conhecidas serão as suas ideias no sentido de utilizar as descobertas cientificas para melhorar a vida dos seres humanos,em todo o mundo.Muito haverá a descobrir,para quem se interessar em conhecer melhor o papel fundamental de Tesla,em grande parte(directa e indirectamente)da tecnologia que hoje usamos quotidianamente.
Nikola Tesla.nascido a 10 de Julho,para além de ver o seu nome designando a unidade de medida da densidade do fluxo magnético,foi uma das figuras mais marcantes da investigação e desenvolvimento das correntes eléctricas e campos magnéticos.A ele se deve a descoberta do campo magnético rotativo ou a utilização da energia em corrente alterna,por exemplo,para não falar de outra ideias que não chegaram a ser desenvolvidas.Ainda menos conhecidas serão as suas ideias no sentido de utilizar as descobertas cientificas para melhorar a vida dos seres humanos,em todo o mundo.Muito haverá a descobrir,para quem se interessar em conhecer melhor o papel fundamental de Tesla,em grande parte(directa e indirectamente)da tecnologia que hoje usamos quotidianamente.
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Cosmic collision
Foto : X-ray: NASA/CXC/CfA/E. O'Sullivan Optical: Canada-France-Hawaii-
Telescope/Coelum
" Stephan's Quintet A Galaxy Collision in Action
Stephan's Quintet, a compact group of galaxies discovered about 130 years ago and located about 280 million light years from Earth, provides a rare opportunity to observe a galaxy group in the process of evolving from an X-ray faint system dominated by spiral galaxies to a more developed system dominated by elliptical galaxies and bright X-ray emission. Being able to witness the dramatic effect of collisions in causing this evolution is important for increasing our understanding of the origins of the hot, X-ray bright halos of gas in groups of galaxies."
Telescope/Coelum
" Stephan's Quintet A Galaxy Collision in Action
Stephan's Quintet, a compact group of galaxies discovered about 130 years ago and located about 280 million light years from Earth, provides a rare opportunity to observe a galaxy group in the process of evolving from an X-ray faint system dominated by spiral galaxies to a more developed system dominated by elliptical galaxies and bright X-ray emission. Being able to witness the dramatic effect of collisions in causing this evolution is important for increasing our understanding of the origins of the hot, X-ray bright halos of gas in groups of galaxies."
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Carlos Paredes
terça-feira, 7 de julho de 2009
Guerra Junqueiro
Creio que poucas pessoas se lembrarão que passa hoje,7 de Julho,mais um aniversário do desaparecimento de Guerra Junqueiro,um dos expoentes do "romantismo social" de fins do sé.XIX.Da sua extensa obra relembro apenas um poema:
A Lágrima
Manhã de Junho ardente. Uma encosta escavada,
Sêca, deserta e nua, à beira d'uma estrada.
Terra ingrata, onde a urze a custo desabrocha,
Bebendo o sol, comendo o pó, mordendo a rocha.
Sôbre uma folha hostil duma figueira brava,
Mendiga que se nutre a pedregulho e lava,
A aurora desprendeu, compassiva e divina,
Uma lágrima etérea, enorme e cristalina.
Lágrima tão ideal, tão límpida, que ao vê-la,
De perto era um diamante e de longe uma estrêla.
Passa um rei com o seu cortejo de espavento,
Elmos, lanças, clarins, trinta pendões ao vento.
- "No meu diadema, disse o rei, quedando a olhar,
Há safiras sem conta e brilhantes sem par,
"Há rubins orientais, sangrentos e doirados,
Como beijos d'amor, a arder, cristalizados.
"Há pérolas que são gotas de mágua imensa,
Que a lua chora e verte, e o mar gela e condensa.
"Pois, brilhantes, rubins e pérolas de Ofir,
Tudo isso eu dou, e vem, ó lágrima, fulgir
"Nesta c'roa orgulhosa, olímpica, suprema,
Vendo o Globo a teus pés do alto do teu diadema!"
E a lágrima celeste, ingénua e luminosa,
Ouviu, sorriu, tremeu, e quedou silenciosa.
***
Couraçado de ferro, épico e deslumbrante,
Passa no seu ginete um cavaleiro andante.
E o cavaleiro diz à lágrima irisada:
"Vem brilhar, por Jesus, na cruz da minha espada!
"Far-te hei relampejar, de vitória em vitória,
Na Terra Santa, à luz da Fé, ao sol da Glória!
"E à volta há-de guardar-te a minha noiva, ó astro,
Em seu colo auroreal de rosa e de alabastro.
"E assim alumiarás com teu vivo esplendor
Mil combates de heróis e mil sonhos d'amor!"
E a lágrima celeste, ingénua e luminosa,
Ouviu, sorriu, tremeu e quedou silenciosa.
***
Montado numa mula escura, de caminho,
Passa um velho judeu, avarento e mesquinho.
Mulas de carga atrás levavam-lhe o tesoiro:
Grandes arcas de cedro, abarrotadas d'oiro.
E o velhinho andrajoso e magro como um junco,
O crânio calvo, o olhar febril, o bico adunco,
Vendo a estrêla, exclamou: "Oh Deus, que maravilha!
Como ela resplandece, e tremeluz, e brilha!
"Com meu oiro em montão podiam-se comprar
Os impérios dos reis e os navios do mar,
"E por esse diamante esplêndido trocara
Todo o meu oiro imenso a minha mão avara!"
E a lágrima celeste, ingénua e luminosa,
Ouviu, sorriu, tremeu, e quedou silenciosa.
***
Debaixo da figueira, então, um cardo agreste,
Já ressequido, disse à lágrima celeste:
"A terra onde o lilaz e a balsamina medra
Para mim teve sempre um coração de pedra.
"Se a queixar-me, ergo ao céu os braços por acaso,
O céu manda-me em paga o fogo em que me abraso.
"Nunca junto de mim, ulcerado de espinhos,
Ouvi trinar, gorgear a música dos ninhos.
"Nunca junto de mim ranchos de namoradas
Debandaram, cantando, em noites estreladas...
"Voa a ave no azul e passa longe o amor,
Porque ai! Nunca dei sombra e nunca tive flor!...
"Ó lágrima de Deus, ó astro, ó gota d'água,
Cai na desolação desta infinita mágoa!"
E a lágrima celeste, ingénua e luminosa,
Tremeu, tremeu, tremeu... e caíu silenciosa!...
***
E algum tempo depois o triste cardo exangue,
Reverdecendo, dava uma flor côr de sangue,
Dum roxo macerado, e dorido, e desfeito,
Como as chagas que tem Nosso Senhor no peito...
E ao cálix virginal da pobre flor vermelha
Ia buscar, zumbindo, o mel doirado a abelha!...
Dwelling on Thin Ice
"July 7, 2009
Steve Cole Headquarters, Washington 202-358-0918 stephen.e.cole@nasa.gov
Alan Buis Jet Propulsion Laboratory, Pasadena, Calif. 818-354-0474 alan.buis@jpl.nasa.gov
RELEASE: 09-155
NEW NASA SATELLITE SURVEY REVEALS DRAMATIC ARCTIC SEA ICE THINNING
WASHINGTON -- Arctic sea ice thinned dramatically between the winters of 2004 and 2008, with thin seasonal ice replacing thick older ice as the dominant type for the first time on record. The new results, based on data from a NASA Earth-orbiting spacecraft, provide further evidence for the rapid, ongoing transformation of the Arctic's ice cover.
Scientists from NASA and the University of Washington in Seattle conducted the most comprehensive survey to date using observations from NASA's Ice, Cloud and land Elevation Satellite, known as ICESat, to make the first basin-wide estimate of the thickness and volume of the Arctic Ocean's ice cover. Ron Kwok of NASA's Jet Propulsion Laboratory in Pasadena, Calif., led the research team, which published its findings July 7 in the Journal of Geophysical Research-Oceans.
The Arctic ice cap grows each winter as the sun sets for several months and intense cold ensues. In the summer, wind and ocean currents cause some of the ice naturally to flow out of the Arctic, while much of it melts in place. But not all of the Arctic ice melts each summer; the thicker, older ice is more likely to survive. Seasonal sea ice usually reaches about 6 feet in thickness, while multi-year ice averages 9 feet.
Using ICESat measurements, scientists found that overall Arctic sea ice thinned about 7 inches a year, for a total of 2.2 feet over four winters. The total area covered by the thicker, older "multi-year" ice that has survived one or more summers shrank by 42 percent.
Previously, scientists relied only on measurements of area to determine how much of the Arctic Ocean is covered in ice, but ICESat makes it possible to monitor ice thickness and volume changes over the entire Arctic Ocean for the first time. The results give scientists a better understanding of the regional distribution of ice and provide better insight into what is happening in the Arctic.
"Ice volume allows us to calculate annual ice production and gives us an inventory of the freshwater and total ice mass stored in Arctic sea ice," said Kwok. "Even in years when the overall extent of sea ice remains stable or grows slightly, the thickness and volume of the ice cover is continuing to decline, making the ice more vulnerable to continued shrinkage. Our data will help scientists better understand how fast the volume of Arctic ice is decreasing and how soon we might see a nearly ice-free Arctic in the summer."
In recent years, the amount of ice replaced in the winter has not been sufficient to offset summer ice losses. The result is more open water in summer, which then absorbs more heat, warming the ocean and further melting the ice. Between 2004 and 2008, multi-year ice cover shrank 595,000 square miles -- nearly the size of Alaska's land area.
During the study period, the relative contributions of the two ice types to the total volume of the Arctic's ice cover were reversed. In 2003, 62 percent of the Arctic's total ice volume was stored in multi-year ice, with 38 percent stored in first-year seasonal ice. By 2008, 68 percent of the total ice volume was first-year ice, with 32 percent multi-year.
"One of the main things that has been missing from information about what is happening with sea ice is comprehensive data about ice thickness," said Jay Zwally, study co-author and ICESat project scientist at NASA's Goddard Space Flight Center in Greenbelt, Md. "U.S. Navy submarines provide a long-term, high-resolution record of ice thickness over only parts of the Arctic. The submarine data agree with the ICESat measurements, giving us great confidence in satellites as a way of monitoring thickness across the whole Arctic Basin."
The research team attributes the changes in the overall thickness and volume of Arctic Ocean sea ice to the recent warming and anomalies in patterns of sea ice circulation.
"The near-zero replenishment of the multi-year ice cover, combined with unusual exports of ice out of the Arctic after the summers of 2005 and 2007, have both played significant roles in the loss of Arctic sea ice volume over the ICESat record," said Kwok.
For images of the Arctic sea ice decline, visit:
http://www.nasa.gov/topics/earth/features/icesat-20090707.html
For more information about ICESat, visit:
http://icesat.gsfc.nasa.gov
For more information about NASA and agency programs, visit:
http://www.nasa.gov
Steve Cole Headquarters, Washington 202-358-0918 stephen.e.cole@nasa.gov
Alan Buis Jet Propulsion Laboratory, Pasadena, Calif. 818-354-0474 alan.buis@jpl.nasa.gov
RELEASE: 09-155
NEW NASA SATELLITE SURVEY REVEALS DRAMATIC ARCTIC SEA ICE THINNING
WASHINGTON -- Arctic sea ice thinned dramatically between the winters of 2004 and 2008, with thin seasonal ice replacing thick older ice as the dominant type for the first time on record. The new results, based on data from a NASA Earth-orbiting spacecraft, provide further evidence for the rapid, ongoing transformation of the Arctic's ice cover.
Scientists from NASA and the University of Washington in Seattle conducted the most comprehensive survey to date using observations from NASA's Ice, Cloud and land Elevation Satellite, known as ICESat, to make the first basin-wide estimate of the thickness and volume of the Arctic Ocean's ice cover. Ron Kwok of NASA's Jet Propulsion Laboratory in Pasadena, Calif., led the research team, which published its findings July 7 in the Journal of Geophysical Research-Oceans.
The Arctic ice cap grows each winter as the sun sets for several months and intense cold ensues. In the summer, wind and ocean currents cause some of the ice naturally to flow out of the Arctic, while much of it melts in place. But not all of the Arctic ice melts each summer; the thicker, older ice is more likely to survive. Seasonal sea ice usually reaches about 6 feet in thickness, while multi-year ice averages 9 feet.
Using ICESat measurements, scientists found that overall Arctic sea ice thinned about 7 inches a year, for a total of 2.2 feet over four winters. The total area covered by the thicker, older "multi-year" ice that has survived one or more summers shrank by 42 percent.
Previously, scientists relied only on measurements of area to determine how much of the Arctic Ocean is covered in ice, but ICESat makes it possible to monitor ice thickness and volume changes over the entire Arctic Ocean for the first time. The results give scientists a better understanding of the regional distribution of ice and provide better insight into what is happening in the Arctic.
"Ice volume allows us to calculate annual ice production and gives us an inventory of the freshwater and total ice mass stored in Arctic sea ice," said Kwok. "Even in years when the overall extent of sea ice remains stable or grows slightly, the thickness and volume of the ice cover is continuing to decline, making the ice more vulnerable to continued shrinkage. Our data will help scientists better understand how fast the volume of Arctic ice is decreasing and how soon we might see a nearly ice-free Arctic in the summer."
In recent years, the amount of ice replaced in the winter has not been sufficient to offset summer ice losses. The result is more open water in summer, which then absorbs more heat, warming the ocean and further melting the ice. Between 2004 and 2008, multi-year ice cover shrank 595,000 square miles -- nearly the size of Alaska's land area.
During the study period, the relative contributions of the two ice types to the total volume of the Arctic's ice cover were reversed. In 2003, 62 percent of the Arctic's total ice volume was stored in multi-year ice, with 38 percent stored in first-year seasonal ice. By 2008, 68 percent of the total ice volume was first-year ice, with 32 percent multi-year.
"One of the main things that has been missing from information about what is happening with sea ice is comprehensive data about ice thickness," said Jay Zwally, study co-author and ICESat project scientist at NASA's Goddard Space Flight Center in Greenbelt, Md. "U.S. Navy submarines provide a long-term, high-resolution record of ice thickness over only parts of the Arctic. The submarine data agree with the ICESat measurements, giving us great confidence in satellites as a way of monitoring thickness across the whole Arctic Basin."
The research team attributes the changes in the overall thickness and volume of Arctic Ocean sea ice to the recent warming and anomalies in patterns of sea ice circulation.
"The near-zero replenishment of the multi-year ice cover, combined with unusual exports of ice out of the Arctic after the summers of 2005 and 2007, have both played significant roles in the loss of Arctic sea ice volume over the ICESat record," said Kwok.
For images of the Arctic sea ice decline, visit:
http://www.nasa.gov/topics/earth/features/icesat-20090707.html
For more information about ICESat, visit:
http://icesat.gsfc.nasa.gov
For more information about NASA and agency programs, visit:
http://www.nasa.gov
Permito-me salientar e repetir o seguinte parágrafo :
" During the study period, the relative contributions of the two ice types to the total volume of the Arctic's ice cover were reversed. In 2003, 62 percent of the Arctic's total ice volume was stored in multi-year ice, with 38 percent stored in first-year seasonal ice. By 2008, 68 percent of the total ice volume was first-year ice, with 32 percent multi-year. "
A informação e as perspectivas futuras são aterradoras.É fundamental que todos os cidadãos do Planeta,alertem,por todas as formas possíveis(fundamentalmente pelo exemplo e pela defesa do meio ambiente)os líderes dos respectivos Países(políticos,económicos,religiosos)de forma a tentar travar o abismo para onde nos encaminhamos.Ou tomamos medidas AGORA ou
acabaremos por não ter futuro.
domingo, 5 de julho de 2009
O Geómetra Divino
Ainda,retomando a mensagem sobre Newton,observemos a pintura de William Blake,referindo-se ao mesmo .O geómetra Divino,i.e. aquele que planeia,mas também aquele que encontra(descobre,estuda) o plano,imutável,das leis naturais(e como tal,Divinas)do universo em que estamos inseridos.Aquele que tende a apreender o trajecto do Homem como parte de um "plano cósmico".
Os séculos XVI e XVII,foram,inquestionávelmente,a "era dourada"da Alquimia,em que se publicaram as suas mais fundamentais,e mais interessantes, obras.Quem se decidir por investigar,um pouco,o tema,poderá ficar surpreendido,com alguns nomes encontrados!
Festas de S.Pedro,Valbom
Terminam hoje as festas em honra de S.Pedro,anualmente realizadas na zona mais ribeirinha da cidade de Valbom.A tradicional procissão,caminha sobre um fabuloso tapete de flores,que se estende ao longo de todo o percurso,num trabalho feito com "engenho e arte" pelos cidadãos do burgo.É um esforço que começa pelas 4/5 horas da manhã,e se alonga por muitas horas de trabalho,para um resultado surpreendente!
A comissão de festas,com o apoio dos órgãos autárquicos,mais uma vez,desenvolveu um notável trabalho.
Newton
Passa hoje o aniversário da publicação dos "Princípios matemáticos da Filosofia Natural",de Isaac Newton,cuja Lei da Gravitação Universal é reproduzida acima.Não pretendo sublinhar a importância das leis enumeradas por Newton,apenas recordar uma figura que,em termos filosóficos,é sistemáticamente subalternizada à sua vertente cientifica,o que é uma pena,porque a investigação filosófica de Newton é de uma importância sem par,bastando,relembrar,por exemplo,a sua "Praxis",obra fundamental para conhecer o pensamento Newtoniano em relação à Alquimia,campo que analisou profundamente.
sábado, 4 de julho de 2009
quarta-feira, 1 de julho de 2009
Acelerador de partículas,natural
Image Credit: Optical: ESO/E. Helder; X-ray: NASA/CXC/Univ. of Utrecht/J.Vink et al.
" A Super-Efficient Particle Accelerator
This image, created from data obtained from NASA's Chandra X-ray Observatory and the European Southern Observatory's Very Large Telescope, shows a part of the roughly circular supernova remnant known as RCW 86. This remnant of an exploded star may be the one observed in 185 AD by Chinese astronomers. By studying it, astronomers gained a better understanding of new details about the role of supernova remnants as the Milky Way's super-efficient particle accelerators. "
" This remnant of an exploded star may be the one observed in 185 AD by Chinese astronomers. By studying it, astronomers gained a better This remnant of an exploded star may be the one observed in 185 AD by Chinese astronomers."
Este curto texto,só por si,é um enorme incentivo à pesquisa relacionando acontecimentos
astronómicos com factos da história,natural ou humana,ramo fascinante das ciências.Até que ponto,reportando-nos,apenas,à história humana,factos astronómicos terão influenciado eventos muito para além do que sabemos ou imaginamos?
" A Super-Efficient Particle Accelerator
This image, created from data obtained from NASA's Chandra X-ray Observatory and the European Southern Observatory's Very Large Telescope, shows a part of the roughly circular supernova remnant known as RCW 86. This remnant of an exploded star may be the one observed in 185 AD by Chinese astronomers. By studying it, astronomers gained a better understanding of new details about the role of supernova remnants as the Milky Way's super-efficient particle accelerators. "
" This remnant of an exploded star may be the one observed in 185 AD by Chinese astronomers. By studying it, astronomers gained a better This remnant of an exploded star may be the one observed in 185 AD by Chinese astronomers."
Este curto texto,só por si,é um enorme incentivo à pesquisa relacionando acontecimentos
astronómicos com factos da história,natural ou humana,ramo fascinante das ciências.Até que ponto,reportando-nos,apenas,à história humana,factos astronómicos terão influenciado eventos muito para além do que sabemos ou imaginamos?
Subscrever:
Mensagens (Atom)