segunda-feira, 3 de novembro de 2014

(Quase) diário de um candidato a converso -1



   "Frederico, o Grande:- Pode citar-me uma só prova da existência de Deus, que não tenha sido desmentida?
   Jean Baptiste de Boyer, Marquês de Argens:- Sim, Majestade: Os Judeus!"

         in  História do Povo Judeu, Werner Keller


                                






    "Num capítulo inteiramente dedicado à Estrela d'Alva, (Barros Basto) no livro Terras de Morte e de Fé, escreve:«Foi porque ela anunciou a Abraham os primeiros alvores da nossa fé, foi ela que inspirou Moisés nas suas cogitações, foi ela que encorajou Zenon na sua luta contra a fúria das vagas, foi ela que anmou Cleanto nos seus rudes trabalhos nocturnos, foi ela que inebriou Marco Aurélio nas suas meditações, e foi ela que nos sorriu sobre Emor.
     A mim próprio o Grande Espírito ma indicou. Era uma noite doce, linda como por vezes nos apresenta o belo céu da Península. Estava sentado junto a uma janela, que, de par em par, se abria sobre o jardim, lia um livro que velhos pensadores, de remotas eras, haviam escrito. Levemente fatigado, fechei o livro, pousei-o sobre os joelhos e contemplei a míriade tremeluzente, onde se destacava a bela estrela.
     Não sei quanto tempo a estive contemplando.
     Então a razão perguntou a mim mesmo porque fora ela a inspiradora dos filhos da Verdade?
     E automáticamente, como que obedecendo a uma força oculta, eu abri o livro e do texto se destacou o seguinte período:
     - Eu te estabeleci para ser a luz das nações, para levar a minha salvação até às extremidades da terra»
     (...)
     Outra força oculta, o estigma ancestral, impeliu-o definitivamente para o judaismo"


          in  Ben Rosh , Elvira de Azevedo Mea & Inácio Steinhardt.


                        
 Uma pequena pedra, por efeito da erosão, ou do vento, move-se um pouco. Apenas alguns centímetros...e acontece uma avalanche.
    Assim começa esta história, transformada em (quase) diário.
    Desde a infância que tenho conhecimento das minhas raízes judaicas e essa noção tem influenciado muitas decisões, escolhas e opções, tomadas ao longo da vida.
    Tenho dedicado algum tempo a estudar e analisar as várias correntes filosóficas, de Espinoza aos teosofistas, li Eliade, Guénon, Blavatsky, Stern.
    Percorri os Andes, com Kant debaixo do braço (na mochila, para ser exacto), enquanto olhava os Condores, companheiros de viagem.
    Naveguei os sete mares, com Platão e Aristóteles.
    Calcorreei os desertos de África, com Maimonides...
    Percorri os trilhos da Antropologia, da Sociologia, da História.
    Estudei a heurística e a hermenêutica, mas sempre me mantive afastado da "religião activa", sempre a encarei nas suas vertentes filosóficas, morais, éticas, sempre na sua vertente "intelectual", nunca na sua vertente "emocional".
    Mas os anos passam, a forma de pensar (mais importante: a forma de sentir) muda e o que era pequena luzinha, ao longe no céu, começa a aumentar, cada vez mais, até se transformar numa "Estrela d'Alva", como lhe chamou Ben-Rosh.
    E o apelo, tantas vezes fechado, o chamamento, tantas vezes abafado, torna-se mais forte, sempre mais forte. até se transformar numa torrente que já nenhum dique consegue parar.
    O primeiro passo foi dado!
    Os seguintes virão, a seu tempo.



segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Colecção Argonauta

As feiras de "velharias" são uma fonte inesgotável de pequenas maravilhas.
Mais alguns livros acrescentados à minha pequena biblioteca (se a posso assim chamar...).
Entre eles alguns exemplares mais antigos da colecçao Argonauta - uma das minhas delícias da infância e juventude. (Ainda hoje...).
Quase de imediato um saltou aos olhos: 

Luta Intergaláctica de Edmond Hamilton!


Logo ali me recordei das lutas no espaço, travadas por Korus Kan e os seus amigos, em defesa da civilização (de múltiplas raças, mas típicamente Americana...) contra o terror vindo das profundezas do espaço fora da Via Láctea...a reler ainda hoje!!!!

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

41 years



Battle torn, worn and weak,
I stand in line to fight
The wolf is hungry for his meat,
Which I'll not be tonight.

My sword I raise above my head,
And sound my battle horn.
Odin if you hear me,
My allegiance has been sworn.

The strength of Thor is in me,
I'll not fall as prey.
With Tyr along to guide me,
I'll find victory this day!

My brothers lay before me,
In battle they've been beat.
They died like noble Norseman,
So in Valholl we will meet.

Battle torn, worn and weak,
This conflict has run long!
The wolf has had his fill of meat
The warriors will is strong

Hail the Einherier!
Hail those that have served.
Hail to the fallen!
All Hail those now falling.


Father: sail in fair winds and, when arriving to Ultima Thulé, you'll find peace in your heart.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

5775



Shana Tovah 5775



"Barukh atah Adonai, Eloheinu, melekh ha'olam
borei p'ri ha'eitz (Amein)."





segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Returning Home





"There is nothing like returning to a place that remains unchanged to find the ways in which you yourself have altered."

Nelson Mandela




O Memórias regressa a casa. Regressa por muitas razões, algumas, certamente, correctas, outras, talvez, nem por isso...a ideia já estava a ser pensada há algum tempo e a decisão foi - finalmente - tomada. Qual filho pródigo o "Memórias e Novidades" - em conjunto com o seu irmão "CT2KET Blog" - reinstala-se no Blogger. Por quanto tempo? Não sei. A vida é feita de mudança, mas, para já, em tempo de Outono, o retorno teria que ser atapetado a verde-escuro, dourado e bordeaux, com um mix de chuva e sol, vento fresco e algum calor. Tal como o sentido, por este pobre escriba, há muitos anos, em Shenandoah...




terça-feira, 24 de setembro de 2013
















O "Memórias e Novidades" termina com este post...mas, na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.

Por este caminho http://pedroturner.weebly.com  encontrarão o novo "Memórias e Novidades".

Por estes dias ainda incipiente, hesitante e sujeito a mudanças de estilo ou conceito, mas sempre
defendendo o mesmo conjunto de ideias e buscando o mesmo ideal.

Sejam bem-vindos!


segunda-feira, 29 de abril de 2013

Muy Nobre, Sempre Leal e Invicta

Um blog é (ou pretende ser) uma expressão da forma de pensar e sentir do seu autor. O Memórias não é excepção. Embora, nestes últimos tempos, pouco visitado e - como tal - com a aparência hirsuta de um jardim (quase) ao abandono, não tem deixado de estar presente, no pensamento do seu autor/antólogo. Autor esse que, de tesoura na mão, pretende - sempre que possível - podar as árvores, tosar os arbustos, cuidar das rosas...naturalmente que este simples jardineiro não conseguirá aproximar-se da beleza dos Jardins de Alhambra e não tem uma caixinha com sementes, como Mestre Samwise. Neste jardim não crescerão mallorns, atapetando o chão de ouro e prata, a não ser na imaginação dos seus leitores...
Mas, por muito pessoal que seja, será sempre influenciado pelo ambiente que o rodeia e transmitirá, também as impressões que esse ambiente infunde no seu autor. 
Muito já se escreveu sobre a bela cidade do Porto. Muitas imagens foram publicadas e muitas mais o serão, sobre esta Muy Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade.



Todos os escritos, eruditos ou simples, todas as imagens - belas ou terríveis - demonstram um aspectos ou contam histórias que expressam o conhecimento ou a imaginação dos seus autores. Todas merecem atenção e seguramente muitas irão passar por aqui. Mas, para começar, apenas pretendo contar "estórias" - façam ou não parte da história - e apresentar imagens que, de alguma forma, chamaram a atenção - pela sua importância, pela sua humildade, por serem imagens "feias" (que as há, muitas, nesta cidade).Mas uma cidade não se faz, apenas, dos seus edifícios, dos seus arquitectos, dos seus políticos e empresários. Faz-se, igualmente, do seu povo, muitas vezes rude a agreste, como as pedras das suas calçadas antigas, testemunhas de histórias terríveis, de desesperos e alegrias, risos e lágrimas, conquistas e derrotas.
No entanto, existe, também, espaço para, de surpresa, encontrarmos, num recanto da cidade, sem vaidade nem ostentação, exemplos de bom gosto.







Classe e bom gosto andam de mãos dadas com boa música:
"Una furtiva lágrima"...