sábado, 25 de dezembro de 2010

25 de Dezembro



     Yeshua  já nasceu. Os pastores recebem o aviso e correm para Bethlehem. Os Magos do Oriente estão a chegar, seguindo a estrela...







Ave Maria
Gratia plena
Maria, gratia plena
Maria, gratia plena
Ave, ave dominus
Dominus tecum
Benedicta tu in mulieribus
Et benedictus
Et benedictus fructus ventris
Ventris tuae, Jesus.
Ave Maria

Ave Maria
Mater Dei
Ora pro nobis peccatoribus
Ora pro nobis
Ora, ora pro nobis peccatoribus
Nunc et in hora mortis
Et in hora mortis nostrae
Et in hora mortis nostrae
Et in hora mortis nostrae
Ave Maria

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Alban Arthuan


        No solstício do Inverno celebra-se o Alban Arthuan, traduzido como A Luz de Arthur, estabelecendo a ponte com a lenda Arturiana.
  Mas os rituais são mais antigos...desvanecem-se nas brumas do tempo, antes do tempo ser contado em horas e minutos.Rituais que apelam ao plano mais íntimo, mais primevo,mais mágico, que o mundo tecnológico não pode entender,porque não se podem pesar, nem medir, nem quantificar, mas apenas sentir...

                

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Solstício do Inverno - Midwinter day



"Stone glade in dark wood
pine branch in watchers hand
smoke of iron calls forth the forest guardian
hear the flight of winter geese
the running of the woodland host!
Hera the clash of brave antlers
in the name of the Lord fo Animals!
Hear the breathing of the God, rampant and fertile,
hear the footfalls af the antlered one.
hear Kernunnos enter stone glade in dark wood!"

from The Lost Books of Merlin






 O Solstício do Inverno celebra a supremacia da Luz sobre a Escuridão, na grande roda do eterno retorno.
 O Solstício relembra-nos que. por mais longa que noite possa ser, chegará sempre a madrugada,  
 prenunciadora de um novo dia, da vida que recomeça...

 "Rise, dear Lord of sunlight, rise.
 Return to us, and return us to the light.
 On winter days you live within us
 like a secret blaze.
 Rise now again, Lord Mithras,
 rise up victorious."

 from the Mithraist Rituals



 Neste Solstício relembremos  "The Book of Secrets", na mágica voz de Loreena McKennitt:


When the dark wood fell before me
And all the paths were overgrown
When the priests of pride say there is no other way
I tilled the sorrows of stone

I did not believe because I could not see
Though you came to me in the night
When the dawn seemed forever lost
You showed me your love in the light of the stars

Chorus:
Cast your eyes on the ocean
Cast your soul to the sea
When the dark night seems endless
Please remember me

Then the mountain rose before me
By the deep well of desire
From the fountain of forgiveness
Beyond the ice and the fire

Chorus

Though we share this humble path, alone
How fragile is the heart
Oh give these clay feet wings to fly
To touch the face of the stars

Breathe life into this feeble heart
Lift this mortal veil of fear
Take these crumbled hopes, etched with tears
We'll rise above these earthly cares

Chorus

Please remember me
Please remember me, ...

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Chansons de Noël


        Até aos Reis, irei tentar apresentar, com regularidade, se possível todos os dias, uma versão de um tema Natalício. Existem inúmeras, "clássicas" ou não. Veremos as que mais agradam.
       Começamos bem: Les Petits Chanteurs à la Croix de Boix.

   

sábado, 11 de dezembro de 2010

Adeste Fideles


       "Adeste Fideles"

Adeste Fideles
Laeti triumphantes
Venite, venite in Bethlehem
Natum videte
Regem angelorum
Venite adoremus
Dominum
Cantet nunc io
Chorus angelorum
Cantet nunc aula caelestium
Gloria, gloria
In excelsis Deo
Venite adoremus
Dominum
Ergo qui natus
Die hodierna
Jesu, tibi sit gloria
Patris aeterni
Verbum caro factus
Venite adoremus
Dominum


quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Hanukkah






















Baruch Atah Adonai, Barucha At Shekhinah,
Eloheinu Melech Ha-Olam;
Baruch Atah YHVH/Elohim,
Eloheinu Melech Ha-Olam -
asher kidishanu b'mitz'votav v'tzivanu l'had'lik neir shel Chanukah.
(Amein)"

"Abençoado sejas, Senhor. Abençoada a Tua Shekhinah,
Regente do Tempo e do Espaço;
Louvado sejas, Senhor,
Soberano do Universo -
Que nos purificaste com os Teus Mandamentos Que nos conduziste à Luz das Luzes do Hanukkah.
(Amen)"


Diz a Kabbalah que a Shekhinah é a Face da Divindade mostrada aos homens,a Luz da Sua presença. A Shekhinah é, igualmente, a parte materna da Divindade, a energia que vive (e dá vida) que habita no centro do Universo, que é o seu espírito, o seu sopro vital
"e  formou o Senhor o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente." Genesis 2,7



 


Termina o Hannukah, a festa das luzes Judaica. Começa a celebração do Natal, a festa da luz, para os Cristãos.
 Que ambas sejam um símbolo da luz que deve arder no coração de toda a humanidade.