segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Tormenta na Ilha da Madeira



A terra arrastada pelas águas, as pedras caídas, as estradas destruídas...o povo da Madeira,chora os seus filhos, perdidos na voragem da tempestade,mas, com a coragem e a tenacidade, que são seu apanágio, reergue-se dos escombros, procurando os desaparecidos, tratando dos seus feridos, planeando a reconstrução.



A bela Ilha da Madeira retomará todo o seu brilho, todo o seu encanto, fulgindo, de novo, como uma preciosa jóia, no meio do Atlântico e ao anoitecer, o suave luar virá deslizar pelas suas encostas, iluminar as suas ribeiras e espraiar-se pela baía do Funchal, iluminando as suas águas, num abraço terno,feito de beleza e de magia.









quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Quando fala o coração...

Só escrevo porque lembrei,
De criar um poema,
O porquê eu não sei,
Muito menos qual o tema.

Foi de repente que apareceu,
Esta vontade inabalável,
Não é a dança do creu,
Nem nada assinalável.

São só umas linhas, podes crer,
Mas vão fazer passar,
Esta vontade de escrever,
Que me estava a enervar.

Não sei mais o que faça,
Muito menos o que diga,
Mas a vontade não passa,
Nem a escrever, ó minha amiga.

Talvez um dia alguém entenda,
Esta alma desvairada,
Que escreve sem emenda,
Ou escrita estilizada.

Mas vou finalmente acabar,
Com esta minha escrita,
Pois a vontade esta a passar,
De escrever para ti cara bonita.

Alexandre Cardoso





Habitualmente, dizemos que a "arte" está nas mãos do escultor, na voz do cantor, na tela pintada com cuidado,na escrita esmerada do "mestre"...e é, sem dúvida, verdade, mas, mais do que nas maõs, nos pincéis, na voz da soprano, a "arte" está no coração.
Um texto pode ser belíssimo, uma canção pode ser de encantar, mas só o serão, realmente, se exprimirem o sentimento genuíno, que brota do interior de nós, numa necessidade, incontrolável, de exprimir a ternura, "que sai pelos poros da pele".
Poucos, muito poucos, conseguem juntar o sentimento à capacidade de o transmitir, para o exterior.
Alexandre Cardoso é uma dessas raras pessoas.
No momento está longe, mas, onde estiver, o seu pensamento e o seu sentimento estarão com aqueles que ama e esse sentimento atravessa o mar, velozmente, nas asas de uma gaivota, trazendo notícias do coração.
Um abraço fraterno Alex!


segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Para o João

Não olhes para trás...
O caminho já percorrido foi longo e eu sei que os teus pés estão cansados, mas, agora que mais de meia viagem está feita, não é hora de parar, a não ser para um curto descanso.
Recordo quando, pela primeira vez, me falaste na Ponte Bifrost, a Ponte do Arco-Íris,e de como ela interliga a Terra do Meio a Asgard. Na memória permanecem as histórias, as lendas, os mitos( a verdade?).
Não olhes para baixo, porque a ponte é estreita e não se podem dar passos em falso.
Olha em frente e para cima. Heimdall espera-te, para te acolher, de braços abertos e te apertar num abraço, como um irmão ansioso pela tua chegada. A mesma vontade deste irmão que não te pode abraçar, a não ser com o pensamento.
Permanece forte, caminha com passos firmes, porque a Grande Porta do Reino dos Deuses já está próxima!
Não olhes para trás...

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Ha'Tiqva





Em 8 de Março de 1944, mais de 3800 Judeus, de orígem Checa, ao aperceberem-se de que vão ser exterminados na cãmara de gás, decidem-se pelo derradeiro acto de desafio, de coragem, de resistência ao opressor, cantando "Ha'Tikva"...
Sobreviveram 37.



Ha'Tiqva

" Enquanto no coração de um Judeu,
A sua alma ansiar,
Ao olhar para leste,
Para a terra de Sião,
A esperança não estará perdida.
A esperança de dois mil anos,
De sermos um povo livre,
Na nossa terra,
A terra de Sião e de Jerusalém"

27 de Janeiro de 1945

LIBERDADE !!!!





Em 27 de Janeiro de 1945, as tropas Soviéticas ocupam Auschwitz e Birkenau
libertando os prisioneiros que ainda restavam, pouco mais de 7000.
Dez dias antes, 60000 prisioneiros foram retirados, em marcha forçada, na direcção de Bergen-Belsen a, aproximadamente, 800 km de distância. Apenas 20000 chegaram ao destino. Mais 40000, a juntar ao milhão e meio que já tinham sido assassinados.
A terrível história de Auschwitz, em polaco Oswiecim, prolongou-se por pouco mais de quatro anos. Se alguma vez o inferno, como exemplo de crueldade premeditada, se instalou à superfície da terra, foi ali, nessa pacífica vilazinha rural, da Polónia, nesses quatro anos.




O extermínio em massa, dos Judeus, é conhecido, mas, para muitos deles, morrer nas câmaras de gás, terá sido uma morte “misericordiosa”, se comparada com as múltiplas formas de execução e tortura a que foram sujeitos:





Será possível imaginar o uso dado aos ganchos cravados nos postes?

Terão as pessoas noção de como os nazis eram metódicos no extermínio?




Um só exemplo: devido às cremações serem demasiado rápidas, e os fornos não terem capacidade de cremar, devidamente, os cadáveres, os prisioneiros designados para o efeito tinham que acabar de quebrar os ossos que restassem, com o objectivo de usar a mistura resultante como fertilizante, nos terrenos agrícolas, em redor do campo…



Em meados dos anos 90, escritas em várias línguas, foram colocadas algumas placas, no local, com a seguinte inscrição:

“Para sempre possa este lugar ser um grito de desespero e um aviso para a humanidade, onde os nazis assassinaram um milhão e meio de homens, mulheres e crianças, principalmente judeus, de vários países da Europa. Auschwitz - Birkenau 1940-1945"


terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Haiti

Ao terminar o dia, retomo o tema da destruição, morte e terror, que se vive no Haiti, mas, hoje, com duas notas de esperança:
Uma criança nasceu, e irá chamar-se Israel, por decisão da mãe, assistida por uma equipe médica judaica. Que possa crescer forte, segura e livre...
Estudantes de medicina,voluntários, Portugueses, prestam apoio e auxílio, num campo perto da fronteira com a Rep.Dominicana. Cito, de memória, umas curtas palavras de um desses elementos, apanhada "en passant", num noticiário televisivo: " A medicina estuda-se na Universidade, mas aqui, aprendemos que a medicina é trabalhar com o coração". Este jovem voluntário será, sem dúvida, um grande médico.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Haiti




Mais informações sobre as comunicações de emergência, no devastado Haiti :
" At least one Haitian Ham station active
Posted by: "Alokesh Gupta"
alokesh05 Wed Jan 13, 2010 8:45 am (PST)
From the CQ / WorldRadio Online Newsroom:
Some ham radio activity from Haiti is beginning to be heard,following yesterday's devastating earthquake.
Father John Henault, HH6JH, in Port-au-Prince, made contact lateWednesday morning with the Intercontinental Assistance and TrafficNet (IATN) on 14.300 MHz, the IARU Global Centre of Activityfrequency for emergency communications. Based on relays monitored atW2VU, Father John reported that he and those with him were safe, buthad no power and no phone service. He was operating on battery powerand hoping to get a generator running later in the day. He asked thestation copying him, William Sturridge, KI4MMZ, in Flagler Beach,Florida, to telephone relatives with information that he was OK.
The following frequencies are in use for earthquake-related trafficand should be kept clear unless you are able to provide requested assistance:14300 (IATN), 14265 (SATERN); 7045 (IARU Region II) and 3720 (IARURegion II) kHz. Additional frequencies may be activated on differentbands at different times of day, so be sure to listen carefullybefore transmitting to make sure you are not interfering withemergency traffic.
We will continue to provide updates as information becomes available.
-- The editors"
Informação reproduzida do DXLD, publicação editada por Glenn Hauser, dos USA
"Port Au Prince, Haiti phone patch Recording ~ 5 PM ET January 13, 20 Posted by:
"Glenn Hauser" wghauser@yahoo.com wghauser Wed Jan 13, 2010 3:54 pm (PST)
A very dramatic phone-patch between Jean-Robert Gaillard,> Port-au-Prince, Haiti (HH2JR) and Frederick J. Moore, 7500 E> Pocono Dr, Inverness, FL 34450 (W3ZU) in Florida.
> Hundreds dead, no power, no electricity, no hospital.> Jean-Robert Gaillard reports 30 aftershocks since the main> earthquake, saying "everything is chaos, dead bodies> all over the place." This conversation was captured via> amateur (ham) radio a few moments ago. Jean-Robert becomes> very emotional at the end of the conversation when he's> informed there is a Coast Guard Cutter on scene in Port Au> Prince, a Hospital ship on the way, and 3 more Cutters> enroute.> >
Brian Crow, K3VR

26 minutes
Informação reproduzida do DXLD, publicação editada por Glenn Hauser, dos USA