quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Thaïs


O tempo antes da noite de Natal é - devia ser - um momento de meditação. Como tal, nada melhor do que este fragmento da ópera Thaïs, de Massenet, compositor injustamente esquecido pelo grande público, ainda que, quase, qualquer pessoa conheça trechos das suas obras. A sensibilidade de Massenet e o virtuosismo de Itzhak Perlman, transportam-nos, fácilmente, para um templo, no antigo Egipto...

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Conforto


Palestrina


O Hannukah já terminou, o Inverno já se instalou no hemisfério Norte ( e chegou forte, com frio e chuva e vento...)... estamos, igualmente, no momento de mudar, um pouco, os trechos musicais aprsentados.Hoje, regressamos ao século XVI, e a um compositor muitas vezes esquecido: Giovanni Palestrina. Na voz dos elementos do Westminter Cathedral Choir, duas demonstrações do génio do mestre: "Hodie, Christus natus est" e uma "Gloria in excelsis,Deo".

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Vienna Boys Choir


Dos desenhos animados, passamos para uma das mais belas interpretações que conheço de "The Little Drummer Boy", pelo coro dos meninos de Viena.Basta escutar, para ficarmos encantados. Para quem quiser aqui fica a letra:
The Little Drummer Boy

Come they told me
Pa rum pum pum pum

A new born King to see
Pa rum pum pum pum

Our finest Gifts we bring
Pa rum pum pum pum

To set before the King
Pa rum pum pum pum,
Rum pum pum pum,
Rum pum pum pum

So to honor Him
Pa rum pum pum pum
When we come

Little Baby
Pa rum pum pum pum

I am a poor Boy too
Pa rum pum pum pum

I have no Gift to bring
Pa rum pum pum pum

That's fit to give our King
Pa rum pum pum pum,
Rum pum pum pum,
Rum pum pum pum

Shall I play for you
Pa rum pum pum pum
On my drum
Then He nodded
Pa rum pum pum pum

The Ox and Lamb kept Time
Pa rum pum pum pum

I played my Drum for Him
Pa rum pum pum pum

I played my Best for Him
Pa rum pum pum pum,
Rum pum pum pum,
Rum pum pum pum

Then He smiled at me
Pa rum pum pum pum

Me and my Drum
( Me and my drum )

Me and my drum
( Me and my drum )

Me and my drum

Me and my drum
( Me and my drum )

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

1939


1939 - 2009 Passados 70 anos, a actualidade desta pequena maravilha da animação permanece. Nunca, como actualmente, a demonstração da estupidez humana é tão premente, tão necessária, tão importante!
Não bastando a chacina diária, de seres humanos, pelas razões mais hipócritas, para defender interesses inconfessáveis, para impor interesses económicos, dedicamo-nos, actualmente, a "destruir alegremente" o planeta em que vivemos. No Pacífico já há populações a sofrer com a subida das águas. Aqui, na Europa, temos tend~encia a pensar que o que se passe em Tuvalu, ou em Tonga, ou outro país "esquisito", não nos diz respeito, mas o que está acontecendo com eles, agora, é o risco que nós mesmos corremos, num futuro não muito distante.

sábado, 12 de dezembro de 2009

Coro della Cappella Sistina


Embora com ligeiro atraso, retomo as interpretações Natalícias. Hoje, escutamos Adeste Fideles numa versão do Coro della Cappella Sistina.
A imagem é de "Entrega das chaves a S.Pedro", de Pierugino.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Hannukah


Ao longo dos séculos, não só os Romanos, ocuparam a Palestina.Pelo segundo século AC,os ocupantes eram os Gregos, do império Seleucida,e contra eles se levantou Judas Macabeu, que liderou uma revolta, culminando na recuperação da cidade de Jerusalém.
Uma das mais importantes e urgentes tarefas,era a rededicação - a reconsagração - do Templo. Um dos passos necessários consistia em reacender a lâmpada de óleo consagrado, a "chama eterna", sempre acesa, consoante a ordem Divina,contada no Livro do Levítico:"O fogo arderá continuamente sobre o altar; näo se apagará."( 6:13),mas o óleo sagrado que restava apenas chegaria para um dia.No entanto,apesar desse facto,a lâmpada foi acesa.
Esta a razão da festa do Hannukah, pois o pouco óleo ardeu oito dias consecutivos, permitindo que novo óleo fosse preparado e consagrado.
Assim, ao longo dos séculos, na festa das luzes,se usa um candelabro com nove braços, chamado Menorah,no qual se acende uma vela por cada um dos oito dias, velas que são acesas por uma nona vela,que serve, apenas, para esse efeito.
Neste ano de 2009, o Hannukah, inicia-se em 12 de Dezembro e prolonga-se até ao dia 19.
Convidando para a festa das luzes, escutemos uma tradicional e alegre canção, de origem Sephardi,referente ao Hannukah, cantada por Avraham Perrera, numa língua quase esquecida: o Ladino.