segunda-feira, 5 de outubro de 2009

República

5 de Outubro de 1910



Viva a República !!




Que todos aqueles que deram a vida pela causa Republicana não sejam

esquecidos

domingo, 4 de outubro de 2009

Sputnik


Há 52 anos,desde o Cosmódromo de Baikonur,lançava-se o Sputnik I e iniciava-se a corrida ao espaço.Apesar das razões fundamentais não serem científicas e sim políticas e militares,os programas espaciais,iniciados em 4 de Outubro de 1957,ofereceram à Humanidade um acervo de conhecimentos insuspeitos até à data.O "beep,beep" do Sputnik foi a "rampa de lançamento",sem a qual conquistas como a Apollo XI,ou o Voyager 10,ou o telescópio espacial Hubble,ou a ISS,não seriam possíveis.
Não esqueçamos,também,todos os que caíram,na aventura pela conquista do espaço,a começar com a Laika,no Sputnik II.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Nessun Dorma


Tinha ideia de publicar uma mensagem sobre o recente lançamento da "Soyuz",desde o cosmódromo de Baikonur,mas hoje,1 de Outubro,celebra-se o Dia Mundial da Música,e não podia deixar passar esta data sem referenciar um dos maiores expoentes do bel canto das últimas décadas: Luciano Pavarotti.
O vídeo reproduzido documenta a última actuação pública do tenor,em Fevereiro de 2006,na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno,em Torino,Itália.
Não é,seguramente,a mais segura "performance" do cantor - sente-se já a debilidade - mas,neste dia,a sua alma de intérprete atingiu o zénite.Em Torino,Pavarotti despediu-se do público,e do mundo,apresentando a sua faceta mais débil (porque mais humana),e toda a nostalgia da despedida aparece no seu canto.
No entanto,ao amanhecer,conseguirá a Vitória!

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Joaquin Rodrigo


Para acompanhar a beleza das palavras, escritas por Mário Ricca e por Aílton Rocha,a beleza da música de Joaquin Rodrigo.Com ele,entramos no mundo da "fantasia".A "fantasia" do nosso interior,a beleza que os olhos,muitas vezes,não contemplam,mas que o coração vê,com os seus cambiantes de côr e de luz.
A interpretação é de Narciso Yepes,indiscutívelmente um dos "grandes" da guitarra clássica.

Última Thule

Sunday, 13 September 2009
Fog over my town




Fog

The fog comes
on little cat feet.

It sits looking
over harbor and city
on silent haunches
and then moves on.

Carl Sandburg






Fog often falls over my town, in the morning. It gets misterious and acquires a distinctive beauty. I have learned to like a foggy dawn.

Mário


Mário Ricca e a sua paixão pelos destinos misteriosos,longínquos,nevoentos...ainda que tão próximos como a nossa própria cidade.









Palavra e Melodia

Sexta-feira, 25 de Setembro de 2009








Se algum dia eu tiver uma,
peço aos amigos que inscrevam
palavras em minha lápide:
algum verso colhido de meu riso,
da dor ou da resignação. Não importa!
Mas quero o meu sorriso presente
na derradeira hora da benção
para que todos cantem comigo.
E se,nos tempos a virem,
nada tiver de meu
que compre uma lápide bela e vã,
e tiver que adormecer a cabeça
sob a sombra úmida de um canteiro,
peço-vos que guardem no coração
a minha mais pura lembrança.
E que o corpo seja húmus para a terra,
o meu coração seja vida para as flores,
e que o nome retorne ao que era:
palavra nas águas, brisa nas árvores.
Que todos os meus andrajos da vida
sejam devolvidos à mesma terra
de que foram feitos. Porque a alma,
esta eu devolvo pessoalmente
a Deus.

Novembro-2001

Postado por Ailton Rocha às 22:19
"Palavra e Melodia" traz-nos o esplendor da palavra de Aílton Rocha.
Palavra carregada com o peso e a beleza dos trópicos,relembrando os
clássicos da literatura desse tão belo País.À memória ressalta-me,de
imediato,um nome:Olavo Bilac...

O Livro de Areia

"Sexta-feira, 26 de Dezembro de 2008
Felicidade

Deve ser feliz, quem está lá dentro...








Em boa verdade, só se é feliz na nostalgia. Num duradouro estado de nostalgia. Na memória de bem estar pré-natal que a imagem evoca - deve estar calorzinho à lareira , alguém nos protege, a porta entreaberta....


: Mário , em 12/26/2008 05:48:00 PM 0 comentários "

Mário Ricca,e a sua capacidade de síntese.A nostalgia do bem-estar,do conforto(não só físico),do aconchego...