sexta-feira, 14 de agosto de 2009

R.RSA & R.Portugal



1973
Dois exemplos totalmente diferentes na concepção:
A Emissora Nacional,R.Portugal,lutava com falta de meios,e editar regularmente os mapas de emissão,para os ouvintes,não era fácil...
A R.RSA,The Voice of South Africa,editava o South Africa Calling,magazine que englobava todas as línguas em que a estação transmitia.O exemplo refere a secção Portuguesa.

Shortwave News



Como se pode observar,as estações de rádio "clandestinas" são quase tão antigas como a
rádiodifusão.pois,desde cedo,se adquiriu consciencia do enorme poder da rádio,como meio de
informação,des-informação e propaganda.A lista acima,era baseada bo excelente trabalho de Lawrence Magne.
A segunda imagem,reproduz o "Avance de Programas" que a Radio Nacional de España tinha a gentileza de me enviar todos os meses.

Sweden Calling Dx'ers



Tributo aos 25 anos do Sweden Calling DX'ers e ao seu mentor Arne Skoog

Mais QSL's









Mais algum material recebido de várias estações de radiodifusão,ao longo dos anos.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Rambóia



Quinta-feira,13 de Agosto,foi o dia escolhido para iniciar o "penoso" trabalho de envernizar as janelas(que,reconheço,bem precisam!)mas,antes de envernizar,é preciso lixar,e lixar,e lixar...e emassar,e emassar,e emassar...ou seja,para um fulano preguiçoso como o humilde escriba deste texto,um trabalho lixado...mas enfim,após algumas horas de luta com a lixa,a massa reparadora especial para madeira e com uma janela que parecia inventar fendas de propósito para para me irritar,terminada a árdua tarefa de hoje,decido ligar o computador para ver o e-mail,passar os olhos pelos blogs,etc.

Mas,decididamente,hoje,13 de Agosto,foi o dia das descobertas...tentava eu conseguir entender as "novidades" que o Windows instalou automáticamente,sou bombardeado com uma "canção",por intermédio do televisor instalado por cima do frigorífico:canção de tão elevada qualidade que,mesmo na situação de guerra com o teclado do computador,não pude deixar de apreender o refrão...repare-se nesta maravilha do intelecto Português:


" Vamos,vamos lá p'rá rambóia

Deixa-te de nóias

Deixa-te de nóias


Vamos,vamos lá divertir

É só curtir

É só curtir "


E isto repete-se,várias vezes!


Claro que,após ter escutado tão belo exemplo da poesia Lusa,que ainda por cima incentiva o comércio das peles curtidas (quiçá com objectivo de aumentar os índices de exportação),tentei conhecer quem se dedica a divulgar a "Nova Canção Portuguesa".A internet,mais uma vez,foi minha salvadora,levando-me a descobrir 2 simpáticas moçoilas,uma morena e outra loira,que,pelo que lí,já são titulares de outros êxitos como "Mexe o tu tu" e "Dá-me um xoxo"...
Naturalmente que não podia deixar de,públicamente,realçar a fundamental importância para o panorama cançonetista Português de grupos como este "Tayti"...

domingo, 9 de agosto de 2009

Claude Debussy



"L'Après Midi d'un Faune" é uma das composições de Debussy,em que mais se sente a influência dos conceitos filosóficos em que se integrava.A obra transporta-nos a um "mundo" que não é,apenas,o da mitologia clássica,mas,essencialmente,o "mundo" da simbologia Alquímica.

sábado, 8 de agosto de 2009

Ordre Kabbalistique de la Rose-Croix


Paris,1884
O jovem Josephin Peladan conhece Stanislas de Guaita.Juntos,poucos anos mais tarde,em1888,vão relançar uma nova fase "pública" da Ordre Kabbalistique de la Rose-Croix.Com o apoio de Papus,ou de Eugene Canseliet,por exemplo,rápidamente vão impulsionar o desenvolvimento da Ordem,que irá contar com insignes membros,como Erik Satie,que nas suas composições retrata muitos dos conceitos filosóficos da Ordem.A Ordre Kabbalistique pretende reunir as correntes filosóficas do Oriente e do Ocidente,posto que,o neófito,colocado perante a questão da "busca da verdade",irá encontrar o desconcertante facto de as grandes correntes "místicas" do Judaísmo,do Cristianismo e do Islamismo,se encontrarem no resultado final.
" Cansado de buscar, em vão, a substância sob o véu das formas que ela assume, e de chocar-se incessantemente contra a muralha das aparências formais, consciente de um enorme além, o menos místico dos pensadores quis, certo dia, sondar os arcanos do mundo extrasensível. Assim, subiu a montanha até o templo do mistério(...) "
O texto citado é de "O Umbral do Mistério" de Stanislas de Guaita.Realço,apenas,que aquele que procura,irá "subir a montanha".Assim como Zoroastro(Zaratusthra),no "Avesta"ou como Moisés,no monte Horeb...