sexta-feira, 17 de julho de 2009

A música de Júpiter


Interacções complexas de partículas electromagnéticamente carregadas do vento solar,magnetoesfera planetária,etc,captadas pela Voyager,ao passar por Júpiter, criam "vibrações"passíveis de ser escutadas ou "traduzidas" em audiofrequências.A "música" resultante é,no mínimo,estranha.Os ventos,em Júpiter,á superfície,são aproximadamente,1000 metros por segundo mais rápidos do que no interior,e o seu campo magnético 4000 vezes mais forte do que o da Terra.Junto com outras razões,o campo magnético "oscila",provocando forte efeito nas partículas electricamente carregadas.Este "plasma" é acelerado,para além da magnetoesfera,a velocidades de dezenas de milhares de km/s.Estas vibrações são a origem de alguns dos sons escutados.

Música das Esferas


Platão,no "Timeu",descreve um conjunto de conceitos,associando música e matemática,baseando-se em trabalhos de Pitágoras.Mais tarde,Kepler,também associou a música ao estudo das relações celestes.Dizia Kepler:"Os movimentos dos céus mais não são que uma eterna polifonia".
Essa "música das esferas" de Platão,pode,e deve,ser estudada e interpretada nas suas "polifónicas"vertentes:científicas e filosóficas.O vídeo apresentado abaixo,sem a majestade de
R.Strauss,mas com a veracidade da tecnologia aplicada,representa uma das vertentes possíveis da ciência.Podemos pegar nos nossos instrumentos,nos nossos telescópios,e radiotelescópios,e fotopolarímetros,e mil outros dispositivos para analisar os dados recolhidos...mas,apenas,com o nosso coração,a nossa emoção e a nossa inteligência poderemos aprofundar o significado real da "música das esferas",e,finalmente,entender,que,para compreender o Universo,temos,primeiro que nos compreender a nós próprios.As "esferas"do nosso íntimo são tão "reais" como as "esferas" que regem as relações astronómicas.

Apollo XI

A 16 de Julho de 1969 iniciava-se a missão da Apollo XI.Culminar de um projecto patrocinado fundamentalmente por razões geopolíticas,mas,com um impacto ao nível científico,tecnológico e até social e filosófico,que talvez muito poucos conseguissem imaginar,nessa época.Ainda me recordo de acompanhar o mais possível os 8 dias da missão Apollo XI,e do papel preponderante de Eurico da Fonseca(tão injustamente esquecido)na informação e acompanhamento do que se passava.Claro que,na altura,apenas a vertente tecnológica(quase ficção científica!)chamava a atenção,mas,com o passar do tempo,apercebemo-nos da importância extraordinária da missão para o desenvolvimento da investigação espacial.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

14 Juillet 1789


14 de Julho de 1789
De Launay,é forçado a render-se.Cai a Bastilha e triunfa a Revolução Francesa.A história política e social do mundo vai sofrer profundas alterações.

Endeavour STS-127


Se tudo correr como previsto,o Endeavour será finalmente lançado pelas 2303,hora de Lisboa.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

STS-127 No Go !

Endeavour's Launch "No Go" Due to WeatherMon, 13 Jul 2009 12:03:28 AM UTC+0100
Officials at NASA's Kennedy Space Center in Florida have called off today's liftoff of space shuttle Endeavour due to inclement weather. Cumulus clouds and lightning violated rules for launching Endeavour because of weather near the Shuttle Landing Facility. The runway would be needed in the unlikely event that Endeavour would have to make an emergency landing back at Kennedy. Endeavour's next launch attempt is 6:51 p.m. EDT Monday. NASA TV coverage will begin at 1:30 p.m.

domingo, 12 de julho de 2009

Pablo Neruda

"... ... Do que deixei escrito nestas páginas se desprenderão sempre - como nos arvoredos de outono e como no tempo das vinhas – as folhas amarelas que vão morrer e as uvas que reviverão no vinho sagrado.Minha vida é uma vida feita de todas as vidas: as vidas do poeta." Pablo Neruda in "Confesso que vivi"

A 12 de Julho nasceu um dos grandes poetas do Séc.XX : Pablo Neruda,Cidadão Chileno e
Cidadão do Mundo.Que esteve longe,e regressou,que nunca abjurou da sua Pátria,nem das suas convicções.Que,com a sua escrita,dura,selvagem,sonhadora e cheia de ternura,descreveu a America Latina,em páginas cruas,melancólicas,lutadoras,sempre belas.

Pablo Neruda,que,embora já doente,"morreu de tristeza"em 23 de Setembro de 1973,poucos dias depois do golpe militar,mas,sempre,embora desiludido,se recusou a perder a esperança:
" ... Tudo luta por mudanças, menos os velhos sistemas... A vida dos velhos sistemas nasceu de imensas teias de aranha medievais... Teias de aranha mais duras do que os ferros das máquinas... No entanto, há gente que acredita numa mudança, que tem posto em prática a mudança, que tem feito triunfar a mudança, que tem feito florescer a mudança... Caramba!... A primavera é inexorável!"P.Neruda,ob.citada


Do "Canto Geral"

Hino e regresso (1939)


Pátria, minha pátria, volto a ti o sangue.
Mas te peço, como à mãe o menino
cheio de pranto.
Acolhe
esta guitarra cega
e este rosto perdido.
Saí para encontrar-te filhos pela terra,
saí para cuidar caídos com o teu nome de neve,
saí pata fazer uma casa com a tua madeira pura,
saí para levar tua estrela aos heróis feridos.

Agora quero dormir em tua substância.
Dá-me tua clara noite de penetrantes cordas,
tua noite de navio, tua estatura estrelada.

Pátria minha: quero mudar de sombra.
Pátria minha: quero trocar de rosa.
Quero pôr meu braço em tua cintura exígua
e sentar-me em tuas pedras pelo mar calcinadas,
a deter o trigo e espiá-lo por dentro.

Vou eleger a flora delgada do nitrato,
vou fiar o estame glacial do sino,
e espiando tua ilustre e solitária espuma
um ramo litoral tecerei para tua beleza.

Pátria, minha pátria
toda rodeada de água combatente
e neve combatida,
em ti se junta a águia ao enxofre
e em tua antártica mão de arminho e de safira
uma gota de pura luz humana
brilha acendendo o inimigo céu.

Guarda tua luz, ó pátria!, mantém
tua dura espiga de esperança em meio
ao cego ar temível.

Em tua remota terra caiu toda esta luz difícil,
este destino dos homens
que te faz defender uma flor misteriosa
só, na imensidade da América adormecida.