sexta-feira, 29 de maio de 2009

AF2Z


O novo vídeo,apresentado mais abaixo,retrata a estação de rádioamador AF2Z,operando em CW( Código Morse),durante um concurso.Repare-se que o emissor usa apenas 15 watts de potência!

quinta-feira, 28 de maio de 2009

CT2KET


A partir de agora já posso começar a pensar.sériamente,em como conseguir instalar uma estação de rádioamador,dentro das limitações impostas por viver num apartamento de 2º andar.
Isto vai ser "problemático"!!!!

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Shavu'ot

Entre os dias 28,ao entardecer,e 30,deste mês,celebra-se a festa de Shavu'ot,festa das colheitas,mas,principalmente,celebrando a entrega dos Mandamentos,ao povo de Israel,e o juramento mútuo de entrega e fidelidade eterna.Esta festa,celebra-se sete semanas depois da Páscoa,razão porque,também,é conhecida como Pentecostes(que advém do Grego,significando cinquenta,i.e. cinquenta dias depois do Sabbath da Páscoa).O vídeo apresentado é de uma fabulosa interpretação de "Lo Tachmod",por Yechezkel Klang.

domingo, 24 de maio de 2009

A41MO

Escuta da estação A41MO,Samir,de Muscat,Oman,pelas 1900 horas,Tempo Universal.Frequeência:14199.3 kHz.Pode-se apreciar a invulgar potência do sinal,principalmente,atendendo às actuais condições de baixa actividade solar.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Toca do coruja

É neste "espaço"que vou escutando estações de rádio,e tomando conhecimento,muitas vezes em primeira mão,de notícias e informações culturais,sociais,musicais ,e alguns cantos mais recônditos da nossa Terra.Como se pode verificar é um espaço improvisado,mas,com a recente chegada do CAN tudo terá que ser planeado de novo e re-instalado para fazer face a novas exigências do futuro equipamento.Também daqui escrevo os meus "posts" e compartilho ideias e opiniões e,em simultâneo,aprendo com as ideias e opiniões de muitas outras pessoas.Aliás,parece-me que nesta sociedade actual,cada vez mais individualista,egocêntrica,de conceito existencial quase nulo,a blogosfera talvez seja um novo ponto de partida,para as pessoas (re)encontrarem a possibilidade de trocar ideias,sonhos,ambições e memórias,e,assim,contribuirem para uma sociedade renovada,mais solidária(como preconiza Edgar Morin)em que os trabalhadores não tenham que ser,apenas,as peças de engrenagem do carro de luxo que o empresário conduz(ou em que é conduzido)com a arrogância, cada vez mais despudorada,com que se apresenta quotidianamente.Seguramente não por acaso,enquanto o número de trabalhadores desempregados aumenta exponencialmente e as situações de pobreza se acumulam diáriamente,os "empresários" cada vez mais afrontam os outros cidadãos com frases,que pretendem "lapidares",e,afinal,não passam de uma demonstração de sobranceria e menosprezo para com os cidadãos menos afortunados.como se,o simples facto de "ter" poderio económico,os colocasse "acima" e "para além" dos outros seres humanos.Relerem(ou lerem,se ainda não o fizeram)Nietzsche,talvêz os auxiliasse a entender que NÃO são "super-homens".

P.S. Noutra mensagem,explicarei a razão do título:"Toca do coruja".Apenas adianto que está relacionado com uma secção do "Boletim da REP",de 1967 ou 68!

quinta-feira, 21 de maio de 2009

All India Radio



Escrevo esta curta mensagem escutando,em fundo,canções tradicionais da Índia.Quem quiser seguir a emissão,sintonize 11585 kHz,a partir das 1330 hora de Lisboa.É uma emissão em língua Sindhi,e,seguramente,a maior parte de nós,não perceberá "uma palavra" do que dizem,mas,a beleza e exotismo são suficientes para nos encantar e nos fazer sonhar com locais distantes e maravilhas ocultas!Ao escutar os sons,eventualmente estranhos aos nossos ouvidos,não posso deixar de recordar os quase 2 meses em que calcorreei esse fascinante e grandioso País,de povo terrívelmente pobre e história prodigiosamente rica que é "Bharat",a Índia.Mas essa "estória" fica para outra ocasião!!

sábado, 16 de maio de 2009

H1N1


Retirado da TSF Online:
" H1N1

OMS investiga hipótese de vírus ter sido desenvolvido para testar nova vacina13 MAI 09 às 06:30 A Organização Mundial de Saúde (OMS) está a investigar a tese de um investigador australiano de que o vírus da gripe A (H1N1) pode ter sido desenvolvido como erro humano para testar uma nova vacina, noticiou a agência Bloomberg.
Adrian Gibbs, de 75 anos, que colaborou nas pesquisas que conduziram ao antiviral Tamiflu, admitiu, em entrevista à Bloomberg, que pretende publicar hoje um relatório assinalando que a nova estirpe de vírus gripal pode ter sido, acidentalmente, resultado de um erro humano.
O H1N1 poderá ter surgido devido a experiências científicas com o intuito de desenvolver vírus que possam ser utilizados por laboratórios farmacêuticos na produção de vacinas.

Gibbs refere que chegou a esta conclusão ao traçar as origens do H1N1 através da análise do seu modelo genético.

A OMS recebeu, no fim-de-semana, o relatório com as conclusões do investigador e está analisá-lo, segundo o director-geral adjunto da organização, Keiji Fukuda, adianta o portal da Bloomberg.

Contudo, os Centros para a Prevenção e Controlo das Doenças dos Estados Unidos, que já receberam igualmente o relatório por intermédio da OMS, consideram que há falta de evidências que sustentem a tese de Adrian Gibbs.

O investigador australiano foi um dos primeiros cientistas a analisarem o "mapa" genético do vírus H1N1, que foi identificado há três semanas no México, epicentro da epidemia da gripe A.

Para o "número dois" da OMS, um vírus que resulte de experiências laboratoriais ou de testes de vacinas pode indiciar a necessidade de maior segurança.

Segundo o mais recente balanço da OMS, a gripe A já infectou 5.251 pessoas em 30 países, causando a morte de 61.

gripe A gripe suína H1N1 Internacional OMS Saúde "
Sem comentários