Estar desempregado,para além de ser uma situação deplorável,a vários niveis,permite igualmente algum tempo livre para aprender (e apreender)muitas ideias,situações, questões e dúvidas,as quais,enquanto mergulhados na labuta diária pela sobrevivência nos passam,muitas vezes,ao lado.
Tanto assim é,que,eu,pobre,iletrado e semi-analfabeto operário,apenas nestes últimos dias consegui "descobrir" o mundo dos blogues.Parecem ser uma forma interessante de as pessoas se darem a conhecer,através dos seus escritos,dos seus interesses, pelas suas ideias e opiniões.
Por acaso,chegou-me às mãos o Jornal de Notícias de 4 Abril de 2009,incluindo um suplemento( "NS-Notícias sábado"),que apresenta um interessante artigo intitulado "No reino da blogosfera"que lí com alguma atenção,mas,um parágrafo em particular se salientou,em que o Sr.Francisco José Viegas,jornalista,escritor e blogger,tece alguns comentários sobre os blogues que,literalmente,me deixaram abismado,como por exemplo:"...encontro-lhes grandes virtudes,a par de coisas dispensáveis (a verdade é que antigamente muitos idiotas andavam anónimos pelas ruas e hoje grande parte deles encontra-se na blogosfera)".
Ora,eu,pobre,iletrado e semi-analfabeto operário questiono(-me):quem são os idiotas? Todos os que não são "jornalista,escritor e blogger"?
Se o senhor pretende apodar alguém de "idiota",por favor,assuma o nome,ou nomes de quem pretende atingir.
Se assim não for,sinto-me no direito de interpretar as suas palavras como uma ofensa pessoal.
Por favor,Sr.Francisco José Viegas,jornalista,escritor e blogger,esclareça-me.
Eu sou um idiota?
Porquê?
E que razão,motivo,direito tem o Sr.para me considerar idiota?
Ou será que existe uma "ligeira"inversão de conceitos e,afinal,os idiotas não são anónimos mas sim personagens bem conhecidas da sociedade,com nome próprio?
Escreve-se,no mesmo parágrafo:"Sendo a net barata,acessível e livre,"dá para tudo,para o melhor e para o pior,para a maledicência e para a aldrabice,para as cartas de amor(ridículas,evidentemente)e para a banalização de tudo.É aí que estamos todos""
Pretende o senhor expressar o conceito que a internet NÃO deveria ser acessível a todos?
E quem deveria "controlar" o acesso?
Pelo que parece,não será só a internet a "dar para tudo",incluindo a "maledicencia".
Se o sr.Francisco José Viegas,jornalista e etc. se sente incomodado com a presença da ralé,apenas terá que se dar ao trabalho de criar uma rede informática pessoal com acesso restrito ao próprio e aos seus pares.Uma espécie de "Clero,Nobreza e povo" das tecnologias da informação.
Repare como tive o cuidado de escrever "povo" com letra minúscula,para não ferir susceptibilidades.
Quanto á questão das ridículas cartas de amor,acabei de ler "À minha mãe" de Nuno Guerreiro Josué,no blogue "Rua da Judiaria".
Eu,pobre,iletrado e semi-analfabeto operário penso que é uma das mais belas cartas de amor que tive a "chance" de lêr.
O Sr.Francisco José Viegas considera o texto "ridículo"?
Atento,venerador e obrigado
José Pedro R.C. Pereira Turner
segunda-feira, 6 de abril de 2009
sexta-feira, 3 de abril de 2009
Nova legislação
Ciclo Solar

Dentro de algum tempo,pretendo escrever uma pequena mensagem sobre os
ciclos solares,de 11 anos,e que são importantes,entre outros motivos,para as
condições de propagação das ondas electromagnéticas,logo para a escuta de
estações de rádio distantes,comunicações aéreas e marítimas,para os
radioamadores,etc.
No entanto,encontrei um curto texto do colega Antonio Laurentino,na lista
Radioescutas (fórum dos mais importantes em língua Portuguesa)e que é
uma excelente introdução ao tema.Aqui o reproduzo,com a devida vénia:
" Número de manchas solares é o menor dos últimos 96 anos
Um fato bastante interessante tem chamado a atenção dos cientistas que estudam o comportamento do Sol. Durante 266 dias, 73% do ano de 2008, nenhuma mancha solar foi observada na superfície do Sol. Para encontrar algum paralelo histórico os pesquisadores precisaram voltar até o ano de 1913, quando o ano permaneceu 311 dias sem a presença de manchas. E o mais interessante: 2009 pode bater esse recorde e já apresenta 87% do período sem uma manchinha sequer. O que está havendo com o Sol?
De acordo com o físico Dean Pesnell, do Centro Espacial Goddard, da Nasa, a resposta não podia ser outra. "Estamos passando por um período profundo do Mínimo Solar e não sabemos exatamente porque".
A opinião de Pesnell é compartilhada por David Hathaway, um dos maiores especialistas em comportamento solar, ligado ao Centro Marshall de vôos espaciais, também da Nasa. "Esse é o mais quieto período de atividade solar já visto em quase 100 anos", disse o cientista
Ciclo SolarNormalmente, o Sol apresenta ciclos de alta e baixa atividade a cada 11 anos, chamados ciclos solares. Essa alternância foi descoberta pelo astrônomo alemão Heinrich Schwabe por volta de 1850. Durante o ciclo o Sol passa por momentos alternados de alta e baixa atividade eletromagnética, conhecidos por mínimos e máximos solares, acompanhados respectivamente de uma diminuição e aumento no número de manchas observadas em sua superfície.
As manchas observadas são gigantescas ilhas magnéticas do tamanho da Terra e são as fontes dos flares solares, ejeções de massa coronal e intensa emissão de radiação ultravioleta.
Desde que as observações começaram a ser feitas já foram contados 24 ciclos solares até 2009 e o atual mínimo faz parte desse padrão de ciclos. O que não se entende é por que o Sol está há tanto tempo tão quieto.
Mudanças no SolMedições feitas pela sonda Ulysses revelaram uma queda de 21% na pressão do vento solar desde 1990, o menor valor já registrado desde que as medições começaram, na década de 1960. O vento solar ajuda a manter os raios cósmicos fora do Sistema Solar interior (onde está a Terra) e sua diminuição permite que mais raios cósmicos penetrem nessa região do espaço, com efeitos diretos na saúde dos astronautas em órbita da Terra. Por outro lado, a diminuição da intensidade significa menos tempestades geomagnéticas em nosso planeta.
Uma série de medições feitas por sondas da Nasa também demonstraram que o brilho solar diminuiu 0.02% no espectro da luz visível e um colossal aumento 6% no espectro do ultravioleta extremo desde 1996. De acordo com os cientistas, essas mudanças não são suficientes para reverter o fenômeno do aquecimento global, mas produzem outros efeitos colaterais.
A alta atmosfera é menos aquecida pelo Sol e dessa forma é menos deslocada para cima. Assim, satélites em órbita baixa experimentam menos arrasto atmosférico, o que aumenta sua vida operacional. No entanto, o lixo espacial também permanece mais tempo em órbita, aumentando ainda mais o risco de colisão com outros satélites.
Além da diminuição da luz visível e aumento do ultravioleta extremo, observações feitas por radiotelescópios mostram que desde 1955 as emissões no espectro das ondas de rádio também vêm diminuindo, em especial no comprimento de onda de 10.7 cm (2800 mHz). Segundo os especialistas, a diminuição desses sinais durante o mínimo solar pode ser uma indicação do enfraquecimento do campo magnético global do Sol. No entanto isso não é dado como certo, uma vez que a fonte dessas radio emissões não é totalmente conhecida.
Difícil RespostaOs números suscitam intensos debates entre os cientistas que tentam compreender se o mínimo solar atual é um extremo ou apenas uma compensação após uma sequência bastante intensa dos máximos solares. "Desde o começo da Era Espacial, no final da década de 1950, a atividade solar tem sido alta", disse Hathaway. "Cinco dos dez mais intensos ciclos solares registrados ocorreram nos últimos 50 anos. Há 100 anos o período de calma durou 266 dias. Para que o mínimo atual seja comparável ao período de 1901 e 1913, será necessário pelo menos mais 1 ano de calmaria solar", explicou Hathaway
A grande divergência entre os modelos matemáticos não ajuda muito, apresentando diferenças significativas entre eles. Além disso, nenhum modelo oferece uma resposta clara sobre até quando vai o mínimo solar atual.
Inverno ImplacávelO mínimo solar mais longo da história, o Mínimo de Maunder, ocorreu entre 1645 e 1715 e durou incríveis 70 anos. Manchas solares eram extremamente raras e o ciclo solar de 11 anos parecia ter se rompido. Esse período de silêncio coincidiu com a "pequena Era do Gelo" uma série de invernos implacáveis que atingiu o hemisfério Norte.
Por razões ainda não compreendidas, o ciclo se normalizou no século 18, voltando ao período de 11 anos. Como os cientistas ainda não compreendem o que disparou o Mínimo de Maunder e como pode ter influenciado o clima na Terra, a busca por sinais de que possa ocorrer de novo é um trabalho constante nas pesquisas. "
Também,para quem se interesse por propagação das ondas de rádio encontra um
excelente conjunto de artigos no blog do meu amigo Sarmento Campos.
quinta-feira, 2 de abril de 2009
Endeavour
Foto : NASA /2008Entretanto o space shuttle Endeavour já se encontra a caminho da
plataforma 39-B,onde ficará de prontidão para a necessidade de
missão de salvamento da tripulação do Atlantis.Se tudo,na missão
STS-125,decorrer como previsto,o Endeavour será colocado na
plataforma 39-A para lançamento pouco tempo depois.
Atlantis
Exoplaneta
Foto : NASA/ESA/G.BaconA foto acima,pretende demonstrar uma imagem do 3º planeta,em torno da
estrela HR-8799,a 130 anos-luz da Terra.É um planeta gigante,com um brilho
intenso.Foi encontrado nos arquivos do telescópio espacial Hubble.Terá sido
recolhoda cerca de 1998.Só agora,se descobriu esta preciosa informação.
Seguramente ainda existem muitas maravilhas para ser encontradas em
informação arquivada,sejam astronómicas,geográficas ou históricas,por
exemplo.É,no entanto,INDISPENSÁVEL,que os "ratos de biblioteca",os
investigadores pacientes,"casmurros","chatos",seja apoiados e incentivados
para que muitas outras descobertas não terminem ainda antes de existirem!!
Subscrever:
Mensagens (Atom)

