quinta-feira, 27 de setembro de 2012
Hospital de Santo António
O silencio apenas é cortado pelos "bips" das máquinas, a escuridão iluminada pelos traços verdes dos monitores que controlam os sinais vitais. Nos cuidados intensivos a noite, para quem não dorme, é lenta, pesada, sufocante.
Nas trevas, diante de mim, vejo o monstro - todo ele ângulos, retorcidos,inomináveis. Confunde-se com o negrume de onde vem.
Rodopia, lentamente, observando,analisando, procurando o alvo mais débil...num ápice lança o assalto: as asas serrilhadas abrem-se e mergulha, como um relâmpago, mais escuro do que a escuridão, como se a sua escuridão não possa ser iluminada por nenhuma luz
A calma monótona rasga-se, súbitamente. Os sinais vitais de um qualquer doente alteram-se. Surgidos não se sabe de onde, os enfermeiros acorrem, pressurosos, no auxílio. Uma luz dilacera a noite, e vozes abafadas informam os colegas do que se passa, do que fazer:"segura desse lado", "aos três", "um cateter", "o oxigenio já está...".
Passam uns minutos - dois, cinco talvez.
O doenta estabiliza. Assim como apareceram,desaparecem, não sem passar uma rápida vista de olhos por todos os monitores.
Deitado na escuridão insone, sinto mais conforto, sinto-me mais seguro.
O monstro continua ali, à minha frente, mas sei que os anjos da noite velam permanentemente e que não deixarão o monstro agarrar ninguém sem dar luta até ao fim...
As memórias de um internamento recente no Hospital Geral de Santo António, com passagem pela UCIC (Unidade de Cuidados Intensivos Coronários), ainda são demasiado intensas para ser descritas, mas aqui fica o público agradecimento a todo o pessoal daquele centro hospitalar. Todos, sem excepção, foram importantes para me salvar a vida e me dar suporte nos dias que se seguiram.
Todas essas histórias aqui encontrarão espaço, à medida que for capaz de as contar...
Não posso, no entanto, deixar de salientar, especialmente, os elementos do INEM que me estabilizaram in loco e me transportaram, prevenindo o hospital para que tudo estivesse "a postos" e o trabalho inexcedível dos enfermeiros, esses verdadeiros "anjos brancos" que surgem sempre, ao nosso lado,quando mais pensamos que estamos sós, na luta pela vida...
sexta-feira, 29 de junho de 2012
Sefarad
sexta-feira, 15 de junho de 2012
O Tempo das cerejas
segunda-feira, 11 de junho de 2012
Midway
MIDWAY : trailer : a film by Chris Jordan from Midway on Vimeo.
Midway: um pequeno pedaço de terra, perdido no Oceano Pacífico. O nome recorda-nos, vagamente, uma batalha da II Guerra Mundial. Recorda-nos que aí se perderam muitas vidas. O que não sabemos é quantas outras vidas continuam a perder-se, estupidamente, pela ganância de poucos e pela indiferença de muitos.
"Midway" é um grito de alerta, uma mensagem de desespero, uma tentativa de dar voz aos que não sabem "falar".
Será que os conseguiremos escutar? Ou vamos continuar a fechar os olhos, a tapar os ouvidos, a virar a cara para o lado...afinal já temos tantos problemas...que nos importam "meia-dúzia" de pássaros mortos numa ilhota perdida não se sabe bem onde...
sábado, 9 de junho de 2012
Regresso
terça-feira, 10 de maio de 2011
Yom Ha'atzmaut
Por favor escutem atentamente a gravação de uma transmissão da BBC, em ondas curtas, de uma gravação efectuada em Bergen-Belsen, em 20 Abril de 1945.
Please listen carefully recording made by a BBC reporter, in Bergen-Belsen on April 20th, 1945 and later recorded from a shortwave transmission.
May Israel live for everlasting times!
sexta-feira, 29 de abril de 2011
29 Abril
À tristeza da realidade
Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.
Deus quis que a terra fosse toda uma,
Que o mar unisse, já não separasse.
Sagrou-te, e foste desvendando a espuma,
E a orla branca foi de ilha em continente,
Clareou, correndo, até ao fim do mundo,
E viu-se a terra inteira, de repente,
Surgir, redonda, do azul profundo.
Quem te sagrou criou-te português,
Do mar e nós em ti nos deu sinal.
Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez.
Senhor, falta cumprir-se Portugal.
Fernando Pessoa
sábado, 16 de abril de 2011
Charles Chaplin
Soldiers! Don't fight for slavery! Fight for liberty! In the seventeenth chapter of St. Luke, it’s written “the kingdom of God is within man”, not one man nor a group of men, but in all men! In you! You, the people, have the power, the power to create machines, the power to create happiness! You, the people, have the power to make this life free and beautiful, to make this life a wonderful adventure. Then in the name of democracy, let us use that power.
Let us all unite. Let us fight for a new world, a decent world that will give men a chance to work, that will give youth a future and old age a security. By the promise of these things, brutes have risen to power. But they lie! They do not fulfill their promise. They never will! Dictators free themselves but they enslave the people! Now let us fight to fulfill that promise! Let us fight to free the world! To do away with national barriers! To do away with greed, with hate and intolerance! Let us fight for a world of reason, a world where science and progress will lead to all men’s happiness.
(...)
Palavras tão verdadeiras em 1940 como em 2011. Os ditadores podem não usar farda mas fato e gravata; podem não usar discursos "inflamados" mas murmurar nos corredores; podem não usar a força das armas mas a força do ouro...mas não são menos sanguinários.
sábado, 2 de abril de 2011
Memórias e Novidades - Dois anos
Em Março, o "memórias" completou dois anos de existencia.
Desde o primeiro dia até hoje, o "Memórias e Novidades" publicou, em média, uma mensagem em cada 2.5 dias, recebendo, segundo o Sitemeter,quase 6000 visitas, correspondentes a perto de 8500 visualizações de página.
O que o autor espera é que, de alguma forma, os textos publicados, as imagens reproduzidas, os vídeos exibidos, tenham contribuído para alguns leitores se entreterem, se interessarem por algo de novo, ou diferente, "descobrirem" um escritor ou compositor, relembrarem alguns factos históricos (ou observá-los de um modo diferente) - eventualmente divertirem-se ou emocionarem-se.
Se assim aconteceu, o escritor destas linhas terá motivos para se sentir satisfeito.
Ao longo destes 760 dias, a ideia que deu origem ao "memórias" - difundir alguns aspectos da ciência, misturá-los com alguma divulgação cultural e temperá-los com algumas - poucas - memórias, acabou por não se realizar, ou, no mínimo, por se realizar de forma completamente inesperada pelo autor.
As "estórias", as "memórias", as "recordações" - nomeadamente as de algumas viagens - acabaram por assumir papel principal, acabando - inevitavelmente - por se amalgamar com conceitos filosóficos, sociológicos, antropológicos - resultado da visão epistemológica do próprio autor.
Vários interesses se apresentaram, ao longo das quase 300 mensagens publicadas, com especial incidência para o radioamadorismo, razão pela qual, se decidiu o autor pela divisão (quase como ameba Booleana...) do "memórias", surgindo o "CT2KET Blog", dedicado exclusivamente ao mundo da rádio, deixando espaço no "Memórias" para a renovação.
Cabe aqui, ao "Memórias" agradecer a todos os outros sites e blogues que honraram este cantinho da Internet com a sua presença.
Espera o autor, em próximas mensagens, referenciar, ainda que superficialmente, os "Sites Amigos", aconselhando os eventuais leitores a encaminharem os seus passos, também, para essas outras páginas, todas elas, com estilos e conceitos diferentes, dotadas de um fulgor invulgar.
Aproveita até o "Memórias" para, desde já, realçar a presença de novos nomes na lista: A Chiado Editora e os Blogues "Sobre o Risco" e "Tecido Vivo".
Visitá-los resultará - sempre - no encontro de análises lúcidas, por vezes duras, mas sempre eivadas da preocupação de busca por uma sociedade melhor, menos desigual, mais fraterna...
segunda-feira, 28 de março de 2011
Blog CT2KET
No entanto, com o correr do tempo, o "Memórias" foi-se transformando e embora não tenha perdido a sua vertente de divulgação científica, a vertente cultural tem sido realçada, assim como - de facto - as "memórias" têm aflorado a superfície com mais intensidade, pelo que o radioamadorismo -talvez por manifesta falta de tempo - tem sido relegado para segundo plano.
Ainda, reconhece o "Memórias", a vastidão dos temas relacionados com a comunicação - nomeadamente a comunicação radiodifundida - merece um novo espaço, pelo que, desde hoje, surge um novo blogue: "CT2KET Blog" onde se pretenderá abordar as múltiplas facetas da rádio, quer a nível profissional quer a nível amador, pelo que solicito aos leitores interessados nesta área que - sem perderem o contacto com o "Memórias"...-se encaminhem para o CT2KET Blog.
CT2KET Blog
domingo, 20 de março de 2011
Fukushima Heroes
Bravery, courage, determination, sacrifice...
The Fukushima 50
"Please continue to live well..."
Honor and Glory to the Kamikaze of Peace
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Hanukkah
Aqui recordaremos algumas, nos próximos dias.
Até lá: Feliz Hanukkah!!
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Happy Thanksgiving
to Grandfather's house we go;
the horse knows the way to carry the sleigh
through the white and drifted snow.
to Grandfather's house away!
We would not stop for doll or top,
for 'tis Thanksgiving Day.
Over the river, and through the woods
oh, how the wind does blow!
It stings the toes and bites the nose,
as over the ground we go.
Over the river, and through the woods
with a clear blue winter sky,
The dogs do bark and the children hark,
as we go jingling by.
Over the river, and through the woods,
to have a first-rate play.
Hear the bells ring, "Ting a ling ding!"
Hurray for Thanksgiving Day!
Over the river, and through the woods
no matter for winds that blow;
Or if we get the sleigh upset
into a bank of snow.
Over the river, and through the woods,
to see little John and Ann;
We will kiss them all, and play snowball
and stay as long as we can.
Over the river, and through the woods,
trot fast my dapple gray!
Spring over the ground like a hunting-hound!
For 'tis Thanksgiving Day.
Over the river, and through the woods
and straight through the barnyard gate.
We seem to go extremely slow-
it is so hard to wait!
Over the river, and through the woods
Old Jowler hears our bells;
He shakes his paw with a loud bow-wow,
and thus the news he tells.
Over the river, and through the woods
when Grandmother sees us come,
She will say, "O, dear, the children are here,
bring pie for everyone."
Over the river, and through the woods
now Grandmothers cap I spy!
Hurray for the fun! Is the pudding done?
Hurray for the pumpkin pie!
terça-feira, 19 de outubro de 2010
"Austrálias"

Que me apareces ao espelho?
Segues-me por pirraça,
Ou estou mesmo a ficar velho?
Lembro-me de mim,
Como um jovem a correr,
Pelas Austrálias (1) sem fim,
Onde tanto consegui aprender.
Por vezes com sal num saco,
Para um pepino temperar,
Depois de o lavar no regato,
Transforma-se em belo manjar.
Pelos campos que passava,
Só tinha de cuidar,
Que nada estragava,
Mas uma fruta podia tirar.
Depois vinha a perdição,
Ó paixão desvairada,
O futebol, minha maldição,
Que deixava minha mãe desesperada.
Por isso não reconheço
Esse que vejo ao espelho,
Será alguém com quem pareço?
Ou sou eu que estou a ficar velho?
(1) : Austrálias – Conjunto arborícola do tipo acácia da Austrália ou acácia negra que se localizava por trás de nossa casa em Gondomar (Nota do Autor)
Um jovem corre pelo bosque, com os olhos abertos pelas maravilhas que observa, atentamente, ou até, apenas, pelas imagens fugazes que correm perante si, entrevistas mas sempre misteriosas... Felizmente que jovens, como Alexandre Cardoso, crescem e se transformam em adultos que não perdem a capacidade de se maravilhar, seja perante a Hagia Sophia, na distante Istambul, seja perante as acácias em Gondomar, que "olham para trás" e conseguem - ainda - sentir a magia e vislumbrar um Fauno, correndo por entre as árvores...
De novo, no "Memórias" a presença de Alexandre Cardoso, poeta de corpo inteiro e que tenho a honra de considerar como irmão do coração.
Feliz Aniversário Alex. Que a felicidade te persiga por toda a tua vida!!!
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Victória en San José
Pero el coraje y la perseverancia gana todo!
La oscuridad de la mina no puede eliminar la luz brillante de la amistad iluminando la negrura bajo la tierra.
A 700 - setecientos - metros de profundidad, los hombres dijeron:"No nos damos por vencidos! La vida nos espera arriba,muy lejos de las manos y muy cerca del corazón y por ella lucharemos hasta la victoria!".

Y los dias se hacen semanas y las semanas se hacen meses pero el valor se mantuvo:
"No nos damos por vencidos!".

20 minutos y 700 metros una eternidad de espacio y tiempo.
Pero, cuando Florencio llegó arriba, el primero de los primeros,
miró a su alrededor y respiró el aire fresco del desierto, las lagrimas hace mucho tiempo atrapadas, todas las lloradas y todas las que hay para llorar,se liberaron de los ojos de todos y caieron nel suelo del Atacama, y donde las lagrimas caen los íris florecerán mas fuertes y más bellos, para siempre!
PS - Pido perdón à los lectores de idioma Castellano, por todos los errores ortográficos, pero esta es mi homenaje a los mineros de San José.
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Centenário da República

artilharia. Proclamada por importantes
forças do exército...e auxiliada pelo
concurso popular, a República tem hoje
o seu primeiro dia de História"
5 de Outubro de 1910
Procurei longamente por uma versão de "A Portuguesa" que transmitisse o sentido Patriótico dos Portugueses.
Essa procura, surpreendentemente, terminou com os "Lobos" (Selecção Nacional de Rugby) a cantar o Hino Nacional.
Esse foi - é - um momento de exaltação patriótica empolgante, pela força e pela paixão demonstrada.
Feliz o País que tanto amor desperta.
Mas, infeliz o País que apenas em eventos desportivos consegue despertar nos seus cidadãos o orgulho de ser Português.
Infeliz o País que leva os seus cidadãos a demitirem-se do seu papel interventivo na sociedade, pelo cansaço extremo da vida, iludida e ilusória, que os sucessivos líderes provocaram.
Basta!
Portugal precisa, urgentemente, de renovar a sua força, a sua valentia, a sua vontade.
Peçam sacrifícios aos Portugueses, mas façam-no com honestidade e com coragem!
Chega de subterfúgios!
Os cidadãos deste País serão capazes de responder "Presente!", perante as adversidades e os problemas quando sentirem que podem confiar em quem os lidera.
Portugal só será UM quando conseguir que os seus cidadãos sintam vontade de gritar, bem alto: "Eu sou Português!", em todas os momentos e em todas as horas, quando sentirem no coração a força dos seus antepassados que clama por uma Nação "Valente e Imortal".
Quando a paixão que exaltam num estádio desportivo estiver presente na fábrica, na esquadra, na aldeia,na junta de freguesia.
Quando cada Português se sentir - e for efectivamente - cidadão de pleno direito.
Quando não existirem Portugueses de "primeira" e de "segunda" mas sim Portugueses, de corpo inteiro, de alma lavada e de coração aberto.
Possa hoje, 5 de Outubro de 2010, centenário da implantação da República, ser a faísca que
inflame o novo rastilho da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade entre os Portugueses.
Viva a República !
Viva Portugal!
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Outono 2010

O Sol ilumina fracamente a madrugada, por entre nuvens cor de cinza. Da minha varanda espraio os olhos pela rua de sempre, as casas e edifícios de sempre. O pequeno jardim, com dois bancos, onde idosos passam algum tempo, durante o dia e alguns casais jovens namoram, à noite, permanecem imutáveis. Mas, a primeira alvorada do Outono traz consigo uma brisa fresca, que agita suavemente as folhas caídas, espalhando um tapete em tons de vermelho, castanho e ouro, brilhantes com as gotas de orvalho, reflectindo a aurora, criando minúsculos arco-íris que iluminam o dia e aquecem o nosso coração...aquele movimento rápido que apercebemos, mesmo no instante em que saímos da varanda, de retorno ao aconchego, seria uma folha a esvoaçar? Ou um fauno, vislumbrado num breve momento de magia?
De novo, a beleza triste e nostálgica (mas pode a beleza existir sem nostalgia?) de Erik Satie a acompanhar esta mensagem.
terça-feira, 24 de agosto de 2010
Old Spells
Walk upon Englands mountains green:
And was the holy Lamb of God,
On Englands pleasant pastures seen!
And did the Countenance Divine,
Shine forth upon our clouded hills?
And was Jerusalem builded here,
Among these dark Satanic Mills?
Bring me my Bow of burning gold;
Bring me my Arrows of desire:
Bring me my Spear: O clouds unfold!
Bring me my Chariot of fire!
I will not cease from Mental Fight,
Nor shall my Sword sleep in my hand:
Till we have built Jerusalem,
In Englands green & pleasant Land
William Blake
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
domingo, 4 de julho de 2010
4th July
July 4th,1776
From the "Declaration of Independence":
"We hold these truths to be self-evident, that all men are created equal, that they are endowed by their Creator with certain unalienable Rights, that among these are Life, Liberty and the pursuit of Happiness."
.jpg)
November, 1863
From the "Gettysburg Adress":
"Four score and seven years ago our fathers brought forth on this continent, a new nation, conceived in Liberty, and dedicated to the proposition that all men are created equal.
(...)It is rather for us to be here dedicated to the great task remaining before us -- that from these honored dead we take increased devotion to that cause for which they gave the last full measure of devotion -- that we here highly resolve that these dead shall not have died in vain -- that this nation, under God, shall have a new birth of freedom -- and that government of the people, by the people, for the people, shall not perish from the earth."

XXth Century

May the blood of the fallen ones sprinkle the tree of Liberty
for everlasting times.




















