Mostrar mensagens com a etiqueta Actualidade. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Actualidade. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Hospital de Santo António




O silencio apenas é cortado pelos "bips" das máquinas, a escuridão iluminada pelos traços verdes dos monitores que controlam os sinais vitais. Nos cuidados intensivos a noite, para quem não dorme, é lenta, pesada, sufocante.
Nas trevas, diante de mim, vejo o monstro - todo ele ângulos, retorcidos,inomináveis. Confunde-se com o negrume de onde vem.


Rodopia, lentamente, observando,analisando, procurando o alvo mais débil...num ápice lança o assalto: as asas serrilhadas abrem-se e mergulha, como um relâmpago, mais escuro do que a escuridão, como se a sua escuridão não possa ser iluminada por nenhuma luz
A calma monótona rasga-se, súbitamente. Os sinais vitais de um qualquer doente alteram-se. Surgidos não se sabe de onde, os enfermeiros acorrem, pressurosos, no auxílio. Uma luz dilacera a noite, e vozes abafadas informam os colegas do que se passa, do que fazer:"segura desse lado", "aos três", "um cateter", "o oxigenio já está...".
Passam uns minutos - dois, cinco talvez.
O doenta estabiliza. Assim como apareceram,desaparecem, não sem passar uma rápida vista de olhos por todos os monitores.
Deitado na escuridão insone, sinto mais conforto, sinto-me mais seguro.
O monstro continua ali, à minha frente, mas sei que os anjos da noite velam permanentemente e que não deixarão o monstro agarrar ninguém sem dar luta até ao fim...




As memórias de um internamento recente no Hospital Geral de Santo António, com passagem pela UCIC (Unidade de Cuidados Intensivos Coronários), ainda são demasiado intensas para ser descritas, mas aqui fica o público agradecimento a todo o pessoal daquele centro hospitalar. Todos, sem excepção, foram importantes para me salvar a vida e me dar suporte nos dias que se seguiram.
Todas essas histórias aqui encontrarão espaço, à medida que for capaz de as contar...
Não posso, no entanto, deixar de salientar, especialmente, os elementos do INEM que me estabilizaram in loco e me transportaram, prevenindo o hospital para que tudo estivesse "a postos" e o trabalho inexcedível dos enfermeiros, esses verdadeiros "anjos brancos" que surgem sempre, ao nosso lado,quando mais pensamos que estamos sós, na luta pela vida...

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Sefarad


(...)
     "Tu és hebreu, meu filho! É a tua felicidade e a nossa desgraça!"
     Assim se expressou o poeta israelita Shaul Tchernihovski, para se referir ao 
histórico inerente do seu povo.
     Para analisarmos,tanto quanto possível objectivamente, o comportamento de uma sociedade étnica em relação a outras, torna-se necessário principiarmos por analisar a imagem que essa sociedade tem de si própria, quais os ponto fundamentais da sua memória colectiva e quais os seus objectivos nacionais.
     Como memória colectiva, os judeus quando chegaram à Península Ibérica, tinham um Livro.Para eles, era a fonte única da sua história e da sua religião.
(...)

Mais um grande livro de Inácio Steinhardt: "Raízes dos Judeus em Portugal".


"Adio Kerida":  Sefarad na voz de Kohava Levy...

sexta-feira, 15 de junho de 2012

O Tempo das cerejas


No interregno do "Memórias", como já foi comentado, muitos acontecimentos se sucederam, mas um dos mais repugnantes atingiu o meu amigo Vítor Dias:
Alguém (a soldo de que inconfessáveis interesses?) arruinou o seu blogue. Quem procurar "O Tempo das cerejas" encontra uma página - em Japonês... - relativa a um grupo farmacêutico.




Mas Vítor Dias não desistiu e o novo O Tempo das cerejas aí está, com a pujança de sempre, em defesa dos valores da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade. Não conseguirão calar a voz dos que falam em nome dos oprimidos!



"Le Temps des Cerises" na voz de Marcel Mouloudji:

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Midway


MIDWAY : trailer : a film by Chris Jordan from Midway on Vimeo.


Midway: um pequeno pedaço de terra, perdido no Oceano Pacífico. O nome recorda-nos, vagamente, uma batalha da II Guerra Mundial. Recorda-nos que aí se perderam muitas vidas. O que não sabemos é quantas outras vidas continuam a perder-se, estupidamente, pela ganância de poucos e pela indiferença de muitos.
"Midway" é um grito de alerta, uma mensagem de desespero, uma tentativa de dar voz aos que não sabem "falar".
Será que os conseguiremos escutar? Ou vamos continuar a fechar os olhos, a tapar os ouvidos, a virar a cara para o lado...afinal já temos tantos problemas...que nos importam "meia-dúzia" de pássaros mortos numa ilhota perdida não se sabe bem onde...

sábado, 9 de junho de 2012

Regresso



      Desde Dezembro de 2011 apenas duas esporádicas "ondas" agitaram a água.

      Dois pequeninos seixos, relembrando que a vida ainda existe, que não abandonamos a margem, que permanecemos atentos.

      Espero que este "post" simbolize o regresso a uma actividade mais regular- que a luta pela sobrevivência do quotidiano e a luta (ainda mais urgente)pela vida - impediram.

     As águas do rio não pararam, permaneceram no seu impassível movimento, mais lentas ou mais rápidas, mais ou menos agitadas, aquecidas pelo sol da manhã,arrefecidas pela frescura da tarde. Imutáveis.

    Neste tempo, muito passou "ao lado" do "Memórias": descobertas científicas, inovações tecnológicas, conceitos sociais e filosóficos. Governantes foram substituídos, líderes políticos e económicos tombaram do seu pedestal e outros ocuparam os seus lugares, nasceram e morreram estrelas...

  No entanto, o "Memórias" esteve afastado, mas não ausente...




  Regressemos "em grande"...


  Étude Revolutionnaire de Chopin, pelas mãos de Horowitz.





  

terça-feira, 10 de maio de 2011

Yom Ha'atzmaut


                  Por favor escutem atentamente a gravação de uma transmissão da BBC, em ondas curtas, de uma gravação efectuada em Bergen-Belsen, em 20 Abril de 1945.


                 Please listen carefully  recording made by a BBC reporter, in Bergen-Belsen on April 20th, 1945 and later recorded from a shortwave transmission.

                 " They wanted the world to hear their voice"

 



May Israel live for everlasting times!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

29 Abril

   25 de Abril  -  29 de Abril

   Da euforia da Liberdade




       
À tristeza da realidade





O Infante



Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.

Deus quis que a terra fosse toda uma,

Que o mar unisse, já não separasse.

Sagrou-te, e foste desvendando a espuma,



E a orla branca foi de ilha em continente,

Clareou, correndo, até ao fim do mundo,

E viu-se a terra inteira, de repente,

Surgir, redonda, do azul profundo.



Quem te sagrou criou-te português,

Do mar e nós em ti nos deu sinal.

Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez.

Senhor, falta cumprir-se Portugal.



Fernando Pessoa








sábado, 16 de abril de 2011

Charles Chaplin



"Speak, it is our only hope"



"(...)
 Greed has poisoned men's souls; has barricaded the world with hate; has goose-stepped us into misery and bloodshed. We have developed speed, but we have shut ourselves in. Machinery that gives abundance has left us in want. Our knowledge as made us cynical; our cleverness, hard and unkind. We think too much and feel too little. More than machinery we need humanity. More than cleverness, we need kindness and gentleness. Without these qualities, life will be violent and all will be lost. The aeroplane and the radio have brought us closer together. The very nature of these inventions cries out for the goodness in man; cries out for universal brotherhood; for the unity of us all.

Even now my voice is reaching millions throughout the world, millions of despairing men, women, and little children, victims of a system that makes men torture and imprison innocent people. To those who can hear me, I say "Do not despair." The misery that is now upon us is but the passing of greed, the bitterness of men who fear the way of human progress. The hate of men will pass, and dictators die, and the power they took from the people will return to the people. And so long as men die, liberty will never perish."



(...)
Soldiers! Don't fight for slavery! Fight for liberty! In the seventeenth chapter of St. Luke, it’s written “the kingdom of God is within man”, not one man nor a group of men, but in all men! In you! You, the people, have the power, the power to create machines, the power to create happiness! You, the people, have the power to make this life free and beautiful, to make this life a wonderful adventure. Then in the name of democracy, let us use that power.

Let us all unite. Let us fight for a new world, a decent world that will give men a chance to work, that will give youth a future and old age a security. By the promise of these things, brutes have risen to power. But they lie! They do not fulfill their promise. They never will! Dictators free themselves but they enslave the people! Now let us fight to fulfill that promise! Let us fight to free the world! To do away with national barriers! To do away with greed, with hate and intolerance! Let us fight for a world of reason, a world where science and progress will lead to all men’s happiness.
(...)




Palavras tão verdadeiras em 1940  como em 2011. Os ditadores podem não usar farda mas fato e gravata; podem não usar discursos "inflamados" mas murmurar nos corredores; podem não usar a força das armas mas a força do ouro...mas não são menos sanguinários.

sábado, 2 de abril de 2011

Memórias e Novidades - Dois anos

      
      Em Março, o "memórias" completou dois anos de existencia.
      Desde o primeiro dia até hoje, o "Memórias e Novidades" publicou, em média, uma mensagem em cada 2.5 dias, recebendo, segundo o Sitemeter,quase 6000 visitas, correspondentes a perto de 8500 visualizações de página.
      O que o autor espera é que, de alguma forma, os textos publicados, as imagens reproduzidas, os vídeos exibidos, tenham contribuído para alguns leitores se entreterem, se interessarem por algo de novo, ou diferente, "descobrirem" um escritor ou compositor, relembrarem alguns factos históricos (ou observá-los de um modo diferente) - eventualmente divertirem-se ou emocionarem-se. 
      Se assim aconteceu, o escritor destas linhas terá motivos para se sentir satisfeito.
      Ao longo destes 760 dias, a ideia que deu origem ao "memórias" - difundir alguns aspectos da ciência, misturá-los com alguma divulgação cultural e temperá-los com algumas - poucas - memórias, acabou por não se realizar, ou, no mínimo, por se realizar de forma completamente inesperada pelo autor.
      As "estórias", as "memórias", as "recordações" - nomeadamente as de algumas viagens - acabaram por assumir papel principal, acabando - inevitavelmente - por se amalgamar com conceitos filosóficos, sociológicos, antropológicos - resultado da visão epistemológica do próprio autor. 
      Vários interesses se apresentaram, ao longo das quase 300 mensagens publicadas, com especial incidência para o radioamadorismo, razão pela qual, se decidiu o autor pela divisão (quase como ameba Booleana...) do "memórias", surgindo o "CT2KET Blog", dedicado exclusivamente ao mundo da rádio, deixando espaço no "Memórias" para a renovação.
     Cabe aqui, ao "Memórias" agradecer a todos os outros sites e blogues que honraram este cantinho da Internet com a sua presença.
     Espera o autor, em próximas mensagens, referenciar, ainda que superficialmente, os "Sites Amigos", aconselhando os eventuais leitores a encaminharem os seus passos, também, para essas outras páginas, todas elas, com estilos e conceitos diferentes, dotadas de um fulgor invulgar.
     Aproveita até o "Memórias" para, desde já, realçar a presença de novos nomes na lista: A Chiado Editora e os Blogues "Sobre o Risco" e "Tecido Vivo".   
     Visitá-los resultará - sempre - no encontro de análises lúcidas, por vezes duras, mas sempre eivadas da preocupação de busca por uma sociedade melhor, menos desigual, mais fraterna...
   
  



Afinal, as mensagens de um blogue são diversas, diferentes, harmoniosas ou dissonantes, como os "Quadros de uma Exposição", de Mussorgsky. A interpretação é de Maria Yudina.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Blog CT2KET














Desde o primeiro dia que um dos objectivos que o "Memórias" se propunha, consistia na divulgação do radioamadorismo, passatempo de índole científica muito anterior ao Facebook e até mais antigo do que a Internet...
 No entanto, com o correr do tempo, o "Memórias" foi-se transformando e embora não tenha perdido a sua vertente de divulgação científica, a vertente cultural tem sido realçada, assim como - de facto - as "memórias" têm aflorado a superfície com mais intensidade, pelo que o radioamadorismo -talvez por manifesta falta de tempo - tem sido relegado para segundo plano.
 Ainda, reconhece o "Memórias", a vastidão dos temas relacionados com a comunicação - nomeadamente a comunicação radiodifundida - merece um novo espaço, pelo que, desde hoje, surge um novo blogue: "CT2KET Blog" onde se pretenderá abordar as múltiplas facetas da rádio, quer a nível profissional quer a nível amador, pelo que solicito aos leitores interessados nesta área que - sem perderem o contacto com o "Memórias"...-se encaminhem para o CT2KET Blog.

     
    CT2KET Blog

domingo, 20 de março de 2011

Fukushima Heroes


   















                                         Bravery, courage, determination, sacrifice...



















                                                     The Fukushima 50





                                                        "Please continue to live well..."   







       Honor and Glory to the Kamikaze of Peace
   
                             
               

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Hanukkah

 A festa do Hanukkah,celebra a demonstração do poder do Senhor, quando, na sequência da vitória da revolta contra os opressores, liderada pelos Macabeus,  apenas se encontrou uma ínfima quantidade de azeite sacralizado, para a lamparina que arde incessantemente no templo sagrado. Não deveria ser suficiente para um dia, mas ardeu, sem se apagar, durante todos os dias necessários para produzir novo azeite virgem e sacraliza-lo, por forma a manter a chama acesa. Essa a razão do Hanukkah, a festa das luzes, que, naturalmente, consigo arrasta muitas outras tradições, hábitos e costumes, que se foram enraizando, com o dobar dos séculos. 
Aqui recordaremos algumas, nos próximos dias.


Até lá: Feliz Hanukkah!!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Happy Thanksgiving






Over the river, and through the woods,
to Grandfather's house we go;
the horse knows the way to carry the sleigh
through the white and drifted snow.

 
Over the river, and through the woods,
to Grandfather's house away!
We would not stop for doll or top,
for 'tis Thanksgiving Day.

Over the river, and through the woods
oh, how the wind does blow!
It stings the toes and bites the nose,
as over the ground we go.

Over the river, and through the woods
with a clear blue winter sky,
The dogs do bark and the children hark,
as we go jingling by.

Over the river, and through the woods,
to have a first-rate play.
Hear the bells ring, "Ting a ling ding!"
Hurray for Thanksgiving Day!

Over the river, and through the woods
no matter for winds that blow;
Or if we get the sleigh upset
into a bank of snow.

Over the river, and through the woods,
to see little John and Ann;
We will kiss them all, and play snowball
and stay as long as we can.

Over the river, and through the woods,
trot fast my dapple gray!
Spring over the ground like a hunting-hound!
For 'tis Thanksgiving Day.

Over the river, and through the woods
and straight through the barnyard gate.
We seem to go extremely slow-
it is so hard to wait!

Over the river, and through the woods
Old Jowler hears our bells;
He shakes his paw with a loud bow-wow,
and thus the news he tells.

Over the river, and through the woods
when Grandmother sees us come,
She will say, "O, dear, the children are here,
bring pie for everyone."

Over the river, and through the woods
now Grandmothers cap I spy!
Hurray for the fun! Is the pudding done?
Hurray for the pumpkin pie!

Lydia Maria Child  1844 


                            


    

terça-feira, 19 de outubro de 2010

"Austrálias"


Quem és tu velha carcaça

Que me apareces ao espelho?

Segues-me por pirraça,

Ou estou mesmo a ficar velho?



Lembro-me de mim,

Como um jovem a correr,

Pelas Austrálias (1) sem fim,

Onde tanto consegui aprender.



Por vezes com sal num saco,

Para um pepino temperar,

Depois de o lavar no regato,

Transforma-se em belo manjar.



Pelos campos que passava,

Só tinha de cuidar,

Que nada estragava,

Mas uma fruta podia tirar.



Depois vinha a perdição,

Ó paixão desvairada,

O futebol, minha maldição,

Que deixava minha mãe desesperada.



Por isso não reconheço

Esse que vejo ao espelho,

Será alguém com quem pareço?

Ou sou eu que estou a ficar velho?



(1) : Austrálias – Conjunto arborícola do tipo acácia da Austrália ou acácia negra que se localizava por trás de nossa casa em Gondomar (Nota do Autor)

Um jovem corre pelo bosque, com os olhos abertos pelas maravilhas que observa, atentamente, ou até, apenas, pelas imagens fugazes que correm perante si, entrevistas mas sempre misteriosas... Felizmente que jovens, como Alexandre Cardoso, crescem e se transformam em adultos que não perdem a capacidade de se maravilhar, seja perante a Hagia Sophia, na distante Istambul, seja perante as acácias em Gondomar, que "olham para trás" e conseguem - ainda - sentir a magia e vislumbrar um Fauno, correndo por entre as árvores...
De novo, no "Memórias" a presença de Alexandre Cardoso, poeta de corpo inteiro e que tenho a honra de considerar como irmão do coração.
Feliz Aniversário Alex. Que a felicidade te persiga por toda a tua vida!!!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Victória en San José

20 minutos y 700 metros una eternidad de espacio y tiempo.

Pero el coraje y la perseverancia gana todo!
La oscuridad de la mina no puede eliminar la luz brillante de la amistad iluminando la negrura bajo la tierra.
A 700 - setecientos - metros de profundidad, los hombres dijeron:"No nos damos por vencidos! La vida nos espera arriba,muy lejos de las manos y muy cerca del corazón y por ella lucharemos hasta la victoria!".


Y los dias se hacen semanas y las semanas se hacen meses pero el valor se mantuvo:

"No nos damos por vencidos!".





20 minutos y 700 metros una eternidad de espacio y tiempo.

Pero, cuando Florencio llegó arriba, el primero de los primeros,
miró a su alrededor y respiró el aire fresco del desierto, las lagrimas hace mucho tiempo atrapadas, todas las lloradas y todas las que hay para llorar,se liberaron de los ojos de todos y caieron nel suelo del Atacama, y donde las lagrimas caen los íris florecerán mas fuertes y más bellos, para siempre!

PS - Pido perdón à los lectores de idioma Castellano, por todos los errores ortográficos, pero esta es mi homenaje a los mineros de San José.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Centenário da República



"Lisboa amanheceu...ao som do troar da
artilharia. Proclamada por importantes
forças do exército...e auxiliada pelo
concurso popular, a República tem hoje
o seu primeiro dia de História"

5 de Outubro de 1910


Procurei longamente por uma versão de "A Portuguesa" que transmitisse o sentido Patriótico dos Portugueses.
Essa procura, surpreendentemente, terminou com os "Lobos" (Selecção Nacional de Rugby) a cantar o Hino Nacional.
Esse foi - é - um momento de exaltação patriótica empolgante, pela força e pela paixão demonstrada.
Feliz o País que tanto amor desperta.
Mas, infeliz o País que apenas em eventos desportivos consegue despertar nos seus cidadãos o orgulho de ser Português.
Infeliz o País que leva os seus cidadãos a demitirem-se do seu papel interventivo na sociedade, pelo cansaço extremo da vida, iludida e ilusória, que os sucessivos líderes provocaram.
Basta!
Portugal precisa, urgentemente, de renovar a sua força, a sua valentia, a sua vontade.
Peçam sacrifícios aos Portugueses, mas façam-no com honestidade e com coragem!
Chega de subterfúgios!
Os cidadãos deste País serão capazes de responder "Presente!", perante as adversidades e os problemas quando sentirem que podem confiar em quem os lidera.
Portugal só será UM quando conseguir que os seus cidadãos sintam vontade de gritar, bem alto: "Eu sou Português!", em todas os momentos e em todas as horas, quando sentirem no coração a força dos seus antepassados que clama por uma Nação "Valente e Imortal".
Quando a paixão que exaltam num estádio desportivo estiver presente na fábrica, na esquadra, na aldeia,na junta de freguesia.
Quando cada Português se sentir - e for efectivamente - cidadão de pleno direito.
Quando não existirem Portugueses de "primeira" e de "segunda" mas sim Portugueses, de corpo inteiro, de alma lavada e de coração aberto.

Possa hoje, 5 de Outubro de 2010, centenário da implantação da República, ser a faísca que
inflame o novo rastilho da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade entre os Portugueses.

Viva a República !

Viva Portugal!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Outono 2010


O Sol ilumina fracamente a madrugada, por entre nuvens cor de cinza. Da minha varanda espraio os olhos pela rua de sempre, as casas e edifícios de sempre. O pequeno jardim, com dois bancos, onde idosos passam algum tempo, durante o dia e alguns casais jovens namoram, à noite, permanecem imutáveis. Mas, a primeira alvorada do Outono traz consigo uma brisa fresca, que agita suavemente as folhas caídas, espalhando um tapete em tons de vermelho, castanho e ouro, brilhantes com as gotas de orvalho, reflectindo a aurora, criando minúsculos arco-íris que iluminam o dia e aquecem o nosso coração...aquele movimento rápido que apercebemos, mesmo no instante em que saímos da varanda, de retorno ao aconchego, seria uma folha a esvoaçar? Ou um fauno, vislumbrado num breve momento de magia?
De novo, a beleza triste e nostálgica (mas pode a beleza existir sem nostalgia?) de Erik Satie a acompanhar esta mensagem.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Old Spells


Dark Satanic Mills



And did those feet in ancient time.
Walk upon Englands mountains green:
And was the holy Lamb of God,
On Englands pleasant pastures seen!

And did the Countenance Divine,
Shine forth upon our clouded hills?
And was Jerusalem builded here,
Among these dark Satanic Mills?

Bring me my Bow of burning gold;
Bring me my Arrows of desire:
Bring me my Spear: O clouds unfold!
Bring me my Chariot of fire!

I will not cease from Mental Fight,
Nor shall my Sword sleep in my hand:
Till we have built Jerusalem,
In Englands green & pleasant Land


William Blake




domingo, 4 de julho de 2010

4th July



XVIIIth Century


July 4th,1776

From the "Declaration of Independence":



"We hold these truths to be self-evident, that all men are created equal, that they are endowed by their Creator with certain unalienable Rights, that among these are Life, Liberty and the pursuit of Happiness."






XIXth Century



November, 1863

From the "Gettysburg Adress":


"Four score and seven years ago our fathers brought forth on this continent, a new nation, conceived in Liberty, and dedicated to the proposition that all men are created equal.
(...)It is rather for us to be here dedicated to the great task remaining before us -- that from these honored dead we take increased devotion to that cause for which they gave the last full measure of devotion -- that we here highly resolve that these dead shall not have died in vain -- that this nation, under God, shall have a new birth of freedom -- and that government of the people, by the people, for the people, shall not perish from the earth."








XXth Century



Raising the Flag on Iwo jima , 1945





May the blood of the fallen ones sprinkle the tree of Liberty

for everlasting times.