sábado, 8 de agosto de 2009

Ordre Kabbalistique de la Rose-Croix


Paris,1884
O jovem Josephin Peladan conhece Stanislas de Guaita.Juntos,poucos anos mais tarde,em1888,vão relançar uma nova fase "pública" da Ordre Kabbalistique de la Rose-Croix.Com o apoio de Papus,ou de Eugene Canseliet,por exemplo,rápidamente vão impulsionar o desenvolvimento da Ordem,que irá contar com insignes membros,como Erik Satie,que nas suas composições retrata muitos dos conceitos filosóficos da Ordem.A Ordre Kabbalistique pretende reunir as correntes filosóficas do Oriente e do Ocidente,posto que,o neófito,colocado perante a questão da "busca da verdade",irá encontrar o desconcertante facto de as grandes correntes "místicas" do Judaísmo,do Cristianismo e do Islamismo,se encontrarem no resultado final.
" Cansado de buscar, em vão, a substância sob o véu das formas que ela assume, e de chocar-se incessantemente contra a muralha das aparências formais, consciente de um enorme além, o menos místico dos pensadores quis, certo dia, sondar os arcanos do mundo extrasensível. Assim, subiu a montanha até o templo do mistério(...) "
O texto citado é de "O Umbral do Mistério" de Stanislas de Guaita.Realço,apenas,que aquele que procura,irá "subir a montanha".Assim como Zoroastro(Zaratusthra),no "Avesta"ou como Moisés,no monte Horeb...

2 comentários:

  1. Como faço para por-me em contato com a OKR+C?

    ResponderEliminar
  2. Basta você entrar no endereço www.okrc.org e escrever para o secretário geral da ordem. Pode escrever em portugues mesmo.

    ResponderEliminar